FRENTE FRIA

Temporal de mais de 100km/h causa princípio de incêndio em hospital de Guarujá

Dia virou noite e os ventos acompanhados de chuva destruíram tudo que estava pela frente; cirurgias eletivas estão suspensas, diz hospital

Redação
Publicado em 03/11/2023, às 22h22

FacebookTwitterWhatsApp
Hospital registrou principio de incêndio após transformador estourar - Reprodução Plantão Guarujá
Hospital registrou principio de incêndio após transformador estourar - Reprodução Plantão Guarujá

Um forte temporal atingiu o litoral de São Paulo na tarde desta sexta-feira (3), e causou uma vasta destruição em poucos minutos. Os ventos de mais de 120 km/h derrubaram árvores, destelharam casas e até hospitais de Santos e Guarujá foram atingidos.

Em Guarujá, houve princípio de incêndio no Hospital Santo Amaro (HSA) devido ao temporal que atingiu a cidade. Segundo apurado pela reportagem do Portal Costa Norte, o caso aconteceu por volta das 16h30, quando o transformador em frente ao hospital estourou e houve um princípio de incêndio em duas unidades.

Segundo informou a assessoria de imprensa da unidade, os pacientes precisaram ser realocados e, apesar do susto, não houve vítimas. Ainda de acordo com o HSC, os transtornos já foram controlados, entretanto, as cirurgias eletivas estão suspensas até que haja reparo e segurança aos pacientes e colaboradores.

Veja o vídeo

A prefeitura de Guarujá informou, por meio de nota, que a Secretaria de Saúde se mobilizou, pronta e totalmente, para oferecer o suporte, tomando as providências iniciais para garantir a continuidade da assistência e manter a tranquilidade de pacientes e familiares.

Segundo a administração municipal, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Matheus
Santamaria (UPA Rodoviária) iniciou uma força-tarefa assim que houve o acionamento da rede municipal de Saúde.

A prefeitura conclui a nota informando que “até o momento, dois pacientes entubados já foram transferidos para a unidade. Hospitais privados também foram acionados pela Secretaria se Saúde para eventual retaguarda. Atualmente, a metade esquerda da UTI do Hospital Santo Amaro foi restabelecida e os pacientes reacomodados. Todos estão estáveis e assistidos”.

Temporal em Santos

No Hospital Santa Casa de Santos, parte do telhado voou e parte da estrutura caiu ao lado de carros no estacionamento. Não há informações oficiais sobre feridos até o momento.

A cobertura de um posto de combustíveis caiu na esquina das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), próximo ao Aquário Municipal. Ninguém se feriu.

A prefeitura de Santos informou, por meio do chefe de seção de estruturas, engenheiro Marcelo Gonnes, que a cobertura do posto de combustíveis desabou porque "o pilar de sustentação da cobertura estava podre, em avançado estado de corrosão".

Ainda em Santos, uma árvore caiu na rua Silva Jardim, em Santos, próximo a uma ONG que cuida de animais abandonados, atingindo a fiação elétrica, que pegou fogo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!