GRÁTIS

Mostra de Costura Criativa reúne música e desfile a céu aberto

Evento em Cubatão faz parte do Projeto Pescadores de Histórias, uma realização do Instituto Socioambiental e Cultural em parceria com a Petrobras

Redação
Publicado em 14/11/2023, às 13h52

FacebookTwitterWhatsApp
Projeto conta com mais de 300 alunos; desfile será no sábado (18), na Vila dos Pescadores - CV Cantareli
Projeto conta com mais de 300 alunos; desfile será no sábado (18), na Vila dos Pescadores - CV Cantareli

Jaquetas estampadas, saias jeans, vestidos em guipir. Todas as peças são transformadas pelas mãos das alunas dos Pescadores de Histórias, projeto que promoverá um desfile de moda a céu aberto no próximo sábado (18), das 17 às 20h30, na Vila dos Pescadores, em Cubatão, no litoral de São Paulo.

A programação contará com abertura (17h), apresentações de dança, música e exibição de filme institucional (17h45), entrega de certificado às alunas (18h) e desfile intercalado com apresentações musicais a partir das 18h30. O evento será em frente à rua Amaral Neto, 241.

Bem ali funciona o Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC), que em parceria com a Petrobras recebe dezenas de mulheres em seus cursos de costura criativa e empreendedorismo. Em caso de chuva, todas as atividades serão realizadas dentro da sede do ISAC.

Com mais de 300 alunos, o Pescadores de Histórias é um projeto realizado pelo ISAC em parceria com a Petrobras. Oferece oficinas de meio ambiente, cinema, teatro, empreendedorismo, geração de renda, costura criativa, customização de roupas e acessórios, dentre outras atividades. 

Costureiras Pescadores de História
Crédito - CV Cantareli 

Milena Ramires, coordenadora do projeto, fala sobre a importância da iniciativa:  "O nosso objetivo é proporcionar uma geração alternativa de renda, confeccionando itens de vestuário e acessórios a partir do reaproveitamento de materiais têxteis". 

A presidente do ISAC, Marly Vicente, complementa: "Com a costura criativa, visamos promover um consumo sustentável e preservar nosso manguezal, à medida de evitar o descarte desses materiais, e até mesmo de modo irregular”. Ela cita como exemplo o jeans, que leva longos anos até se desfazer no meio ambiente.

Outras informações sobre o projeto: aqui.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!