GOLPE

Criminosos se passando por médicos seguem aplicando golpes, alerta Santa Casa de Santos

Golpistas se aproveitam da fragilidade de familiares e os induzem a pagar por medicamento ou tratamento inexistente; entenda e saiba como se precaver

Redação
Publicado em 14/11/2023, às 13h47

FacebookTwitterWhatsApp
Hospital alerta que não faz contatos telefônicos exigindo transações financeiras - Imagem: Divulgação / Santa Casa de Santos
Hospital alerta que não faz contatos telefônicos exigindo transações financeiras - Imagem: Divulgação / Santa Casa de Santos

Criminosos se passando por profissionais de saúde seguem tentando aplicar golpes em familiares de pacientes, alertou a Santa Casa de Santos, no litoral de SP. “Golpistas têm entrado em contato com familiares de pacientes internados, alegando a necessidade de pagamento de procedimentos que precisam ser realizados”, informou a unidade de saúde no domingo (12). 

Os contatos se dão por aplicativos de mensagens instantâneas. Em algumas variantes do golpe os bandidos se passam por enfermeiros. Segundo o hospital, nas interlocuções, os golpistas costumam dizer que o paciente precisa tomar determinado medicamento ou passar por algum tratamento que a instituição só realiza mediante pagamento por transferência bancária e/ou PIX.

Alerta de golpe
Vítimas devem contatar Santa Casa ou autoridades policiais - Imagem: Reprodução / Santa Casa de Santos

“Os criminosos se aproveitam do momento de fragilidade da família para conseguir, inclusive, informações mais específicas do paciente, as quais usam para embasar a argumentação. Em muitos contatos, eles não mencionam o nome do paciente, mas o próprio familiar acaba informando ingenuamente e sem perceber” explicou a unidade médica.

A Santa Casa de Santos também destacou que não faz contato solicitando transações bancárias para pagamentos de serviços prestados aos pacientes internados pelo SUS ou convênios.

A recomendação a familiares de pacientes que recebam alguma ligação ou mensagem desse tipo é que não realizem nenhuma transação bancária e contatem imediatamente a administração do hospital pelo telefone (13) 3202-0600 (ramal 1211), ou procurem a autoridade policial.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!