TRAGÉDIA

Pai de bebê morto por pitbull é preso no litoral norte de SP

Tutor do animal, homem é detido em flagrante por homicídio culposo; pitbull vai passar por avaliação de comportamento em zoonoses de Caraguatatuba

Redação
Publicado em 08/12/2023, às 15h36 - Atualizado às 16h10

FacebookTwitterWhatsApp
Policia investiga se homem adotou precauções necessárias para evitar ataque; Justiça decidiu que o acusado vai responder ao inquérito em liberdade - Imagem: Reprodução
Policia investiga se homem adotou precauções necessárias para evitar ataque; Justiça decidiu que o acusado vai responder ao inquérito em liberdade - Imagem: Reprodução

Foi preso na tarde de quinta-feira (7) o pai do bebê de um ano morto após ataque de uma cadela pitbull em Caraguatatuba, no litoral norte de SP. O ataque que vitimou a criança aconteceu horas antes da prisão. O suspeito de 37 anos também era tutor do animal.

Segundo apurado pela reportagem, ele foi preso em flagrante por homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar. De acordo com a ocorrência a que a reportagem teve acesso, a autoridade policial entendeu que o homem não adotou as precauções necessárias para evitar o ataque que vitimou fatalmente seu filho.

Em depoimento, ele disse que ao acordar pela manhã percebeu que uma de suas cachorras estava dentro de casa. Ele narra que ordenou que o animal saísse, mas acabou deixando a porta aberta. Depois disso, a criança levantou e saiu pela porta, quando então a pitbull a atacou. Abalada e à base de calmantes, a mãe da criança ainda não prestou depoimento.

Apesar de fiança estipulada em 5 mil reais, o suspeito permaneceu detido até audiência de custódia no início da tarde desta sexta-feira. Na audiência, a Justiça decidiu que o acusado vai responder ao inquérito em liberdade. Com a decisão, ele deixou a carceragem da delegacia de Caraguatatuba na tarde de hoje. 

O animal

Segundo informações desta sexta-feira (8) da prefeitura de Caraguatatuba, a pitbull se encontra no Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba. Inicialmente o animal deveria ser recolhido pelo tutor. Porém, com a prisão dele, a cadela continuará no local pelos próximos dias em observação para análise do seu comportamento. “A família proprietária do animal será notificada para comparecer ao espaço e prestar esclarecimentos”, acrescentou a prefeitura.

O ataque

De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada para atender a ocorrência por volta das 10h. No local, os policiais foram informados que a vítima já havia sido socorrida à Santa Casa da cidade.

A equipe se deslocou para a Santa Casa, onde realizou contato com a equipe médica que confirmou o óbito da criança. O menino, identificado como Alexandre Gabriel, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu no local.

Por meio de nota enviada a reportagem, a prefeitura de Caraguatatuba informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado às 8h29 para atender ocorrência no bairro Perequê-Mirim de ataque de cachorro a uma criança do sexo masculino de 1 ano e três meses.

A vítima já se encontrava em parada cardiorrespiratória, foi feito procedimento de reanimação cardiopulmonar, mas sem resposta. A criança foi encaminhada para a Casa de Saúde Stella Maris onde a morte foi confirmada.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!