SAÚDE EM ALERTA

Casos de dengue causam superlotação em leitos hospitalares de Caraguatatuba

Suspeitas de dengue, covid-19 e gripe causam aumento na procura por atendimento médico e sobrecarregam demanda em hospitais de retaguarda

Estéfani Braz
Publicado em 26/03/2024, às 21h14 - Atualizado em 27/03/2024, às 08h39

FacebookTwitterWhatsApp
Hospital Regional do litoral norte tem 100% de ocupação de leitos hospitalares - Divulgação/PMC
Hospital Regional do litoral norte tem 100% de ocupação de leitos hospitalares - Divulgação/PMC

Caraguatatuba enfrenta, assim como outras cidades, um aumento na demanda por atendimento médico, por causa do crescente número de casos suspeitos de dengue, covid-19 e gripe. A prefeitura da cidade decretou situação de emergência para dengue, no último dia 14, quando a cidade registrou 573 casos confirmados da doença. 

As três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’S) têm ficado lotadas, o que reflete nas internações em hospitais de retaguarda do município. Segundo a Secretaria de Saúde, somente nas UPAs, houve um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas, atingindo um pico de mais de 1,8 mil acolhimentos na UPA Centro. A procura pelo serviço por pacientes provenientes de outras cidades do litoral norte e, até mesmo, do Vale do Paraíba, tem sobrecarregado o sistema público de saúde. 

A taxa de ocupação do hospital regional do litoral norte chega a 100% em todos os setores, dos quais 30 leitos são destinados à unidade de terapia intensiva (U.T.I); 73, para clínica médica; 63, para clínica cirurgica e 16 para observação. 

A Secretaria de Saúde revelou que, no setor de emergência, no qual há seis leitos disponibilizados, o índice de lotação é de 120%. Até esta segunda-feira (25), de todas as internações, 20 casos eram de pacientes diagnosticados com dengue.

Segundo a direção do hospital, somente neste mês de março foram encaminhados 40 pacientes de vaga zero (recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, considerada como situação de exceção e, não, uma prática cotidiana de atenção às urgências) de clínicas médicas.

Além das cidades do litoral norte, a intituição de saúde tem recebido pacientes das regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, que também são atendidos pela Diretoria Regional de Saúde(DRS) 17, e que registram o maior número de casos de dengue do estado de São Paulo.

A Casa de Saúde Stella Maris, principal unidade de retaguarda do município, tem altos indices de ocupação nos leitos de UTI, com 100%, e enfermaria, que ultrapassou a capacidade, atingindo 103%.

Sintomas

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba  orienta para que, se o paciente tiver sintomas leves, deve procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência, e só uma das UPAs caso os sintomas persistirem por três dias ou haja piora no quadro.

A pasta ressaltou ainda que o paciente mantenha atualizada a carteira de vacinação, principalmente, com as vacinas contra covid-19 e gripe, que começou a ser aplicada na terça-feira (26), nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!