CULTURA

Caraguatatuba recebe Orquestra Sinfônica de São Paulo em concerto gratuito

O concerto é parte da turnê Osesp Itinerante e vai acontecer no Teatro Mario Covas, dia 22, com limite de ocupação de 600 lugares

Gabriela Petarnella
Publicado em 07/11/2023, às 12h09

FacebookTwitterWhatsApp
A retirada dos ingressos é na portaria do Teatro, 1 hora antes da apresentação - Prefeitura Caraguatatuba
A retirada dos ingressos é na portaria do Teatro, 1 hora antes da apresentação - Prefeitura Caraguatatuba

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) encantará o público de Caraguatatuba, no próximo dia 22, sob a regência do maestro Ricardo Bologna. O concerto será no no Teatro Mario Covas, às 20 horas, com entrada gratuita.

O teatro fica na avenida Goiás, número 187, no Indaiá. Os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes do evento e os lugares são limitados a 600 pessoas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3881 2623.

A apresentação faz parte da turnê Osesp Itinerante, que existe desde 2008 e anualmente visita cidades do interior e do litoral de São Paulo para promover o acesso à música clássica. Neste ano, a turnê acontece de 22 a 25 de novembro, com oito apresentações gratuitas em várias cidades, incluindo Barueri, Caraguatatuba, Fernandópolis, Garça, Jacareí, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Os concertos serão divididos em dois blocos de apresentações simultâneas, com duas orquestras em cada cidade, dois regentes - Ricardo Bologna e Wagner Polistchuk -, e cada regente atuará em quatro cidades diferentes. A apresentação inclui obras de compositores brasileiros, como Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro, além de composições do mestre Wolfgang Amadeus Mozart.

A Osesp, criada em 1954, é gerida pela Fundação Osesp desde 2005. Thierry Fischer assumiu como diretor musical e regente titular em 2020, sucedendo a Marin Alsop, que, de 2012 a 2019, ocupou esse cargo e agora é regente de honra. A história da orquestra inclui outros renomados regentes que a lideraram, como Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima.

A Osesp tem participado de importantes festivais na Europa, realizou uma turnê na China em 2019 e, em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, recebeu reconhecimento com o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp teve uma estreia notável no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas, incluindo o elogiado projeto Floresta Villa-Lobos. A orquestra planeja uma programação especial em sua temporada 2024 para celebrar seus 70 anos de história, incluindo uma turnê internacional.

Sobre os regentes

Ricardo Bologna, timpanista solista da Osesp e professor do departamento de música da Escola de Comunicação e Artes da USP, é reconhecido por sua intensa atuação como solista e camerista no Brasil e no exterior. De 2008 a 2011 foi regente titular da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo, e de 2012 a 2015 atuou como regente principal da Orquestra Sinfônica da USP. Possui formação pela Unesp, Haute École de Musique de Genève (Suíça) e Conservatório de Rotterdam (Holanda) e é um dos criadores do grupo de música contemporânea Percorso Ensemble.

Wagner Polistchuk, regente principal da Orquestra Sinfônica da USP de 2012 a 2014, também desempenhou o papel de diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba de 2009 a 2011. Foi regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Santo André e diretor Artístico e regente titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.

Wagner Polistchuk conduziu várias orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a Sinfônica de Mendoza na Argentina, a Sinfônica Nacional em Lima, Peru, a Hermitage Orchester na Suíça, a Orquesta Sinfónica de la UANL em Monterrey, México e a Filarmônica de Kielce na Polônia.

Além de suas realizações como regente, Wagner se especializou como solista de trombone na Alemanha com Branimir Slokar. No Brasil, iniciou estudos de regência com Eleazar de Carvalho, entre outros professores, destacando-se em competições de regência, como o Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral (1998) e o Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, na Suíça (2002), no qual recebeu reconhecimento.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!