MODALIDADE DIFERENTONA

Santos sedia Copa do Mundo de Padbol; entenda esporte

Evento acontece a partir desta quarta (8) e conta com 20 países participantes; público pode assistir torneio com doação de lata de leite em pó

Rebeca Freitas
Publicado em 07/11/2023, às 11h50

FacebookTwitterWhatsApp
Atletas de 20 diferentes países vêm a Santos para Copa de Padbol - Padbol®
Atletas de 20 diferentes países vêm a Santos para Copa de Padbol - Padbol®

A Copa do Mundo de Padbol acontece pela primeira vez no Brasil. Quadras com parede de vidro e rede baixa foram instaladas no Parque Municipal Roberto Mário Santini, na Praia José Menino, em Santos,no litoral paulista. O torneio se inicia nesta quarta-feira (8) e perdura até o domingo (12). Mas você pode estar se perguntando: o que é o Padbol? 

A modalidade surgiu na Argentina em 2008 e é uma fusão de esportes como futebol, tênis, futevôlei e padel. Praticado em duplas, suas regras são simples e se assemelham às do tênis. Ao contrário do futebol, ele não exige um excelente condicionamento físico e pode ser praticado por qualquer um. Os atletas podem usar quase a totalidade do corpo para a execução do Padbol: pé, cabeça, peito e pernas integralmente.

Copa em Santos 

QUADRA
Quadras com paredes de vidro foram montadas no José Menino - Rodrigo Geammal

O evento é aberto ao público e para a entrada é requisitada uma lata de leite em pó, que será destinada ao Fundo Social de Solidariedade da cidade. A competição terá uma estrutura de três quadras de 6x10m cada, das quais duas para os atletas que estarão competindo e uma para a população assistir aos jogos. 

Essa é a quarta edição da copa e, ao todo, são 20 países participantes. O evento movimenta a economia da cidade, impactando a rede hoteleira. Além disso, para a montagem da estrutura, foi utilizada mão de obra local. 

A copa do mundo conta com apoio de dois embaixadores importantes: Oscar Emboaba, renomado jogador de futebol brasileiro e Matheus Gonze, conceituado youtuber e conhecido como “o garoto dos estádios”. 

Henrique Lahr Sacilotto é co-fundador do Padbol no Brasil e tem expectativas positivas para esta, que deve ser a maior edição mundial da copa da modalidade. “Para o Padbol Brasil é uma grande e grata surpresa poder sediar esse evento de tamanha expressão, uma vez que o esporte está recém-chegado no Brasil, a operação tem um pouco mais de um ano e com certeza a dimensão que o evento tem tomado, vai ajudar muito na escala da expansão e da modalidade no Brasil”, afirma. 

A empresa de marketing esportivo Non Stop Esportes é produtora da copa no Brasil. Para o head da empresa, Rodrigo Geammal, esse é um ótimo momento para instituições apoiarem o Padbol. “O Brasil já é muito conhecido no mundo dos esportes, mas ter a oportunidade de sediar a Copa do Mundo é fundamental para o crescimento da modalidade. Um esporte que toda família pode praticar e a facilidade de instalação de quadras entre outras vantagens é uma oportunidade de investimento muito interessante para investidores, clubes e empreendedores”, finaliza Geammal.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!