Praia é conhecida como uma das mais bonitas da cidade do Litoral Norte de SP, com destaque para a belíssima Lagoa Azul, que se encontra no mesmo local
Apesar da pouca estrutura, a praia do Capricórnio, em Caraguatatuba, leva a fama de ser uma das mais bonitas da cidade do Litoral Norte de São Paulo e é procurada por quem curte um contato com uma natureza mais preservada. Um dos destaques é a famosa Lagoa Azul, uma piscina natural no lado sul da praia.
Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias
Se você está planejando viajar para Caraguá e gosta de cenários que parecem ter saído direto do paraíso, a praia do Capricórnio é uma excelente dica. Porém, a pouca estrutura da praia e, principalmente, o mar revolto requerem alguns cuidados.
A Praia do Capricórnio fica por volta de sete quilômetros de distância do Centro de Caraguatatuba. A cidade fica a 175 quilômetros da capital paulista e o acesso ao município é feito pelas rodovias Rio-Santos (SP 055) e dos Tamoios (SP-099). Está entre a praia Brava, ao sul, e Massaguaçú, ao norte.
O acesso pode ser feito por carro ou ônibus urbano pela rodovia Rio-Santos (SP-55), que passa em frente à praia, ou por acessos não pavimentados.
A estrutura comercial do entorno da praia é boa. Para estadia, há diversos hotéis, pousadas, apartamentos e casas para locação, além de restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos comerciais. A praia, no entanto, não tem quiosques, bares ou restaurantes.
Além disso, por se tratar de uma praia de tombo e com mar revolto, o local não é recomendado aos banhistas, sobretudo crianças. Pelo mesmo motivo, a praia do Capricórnio é apreciada por adeptos da pesca com linha.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
A pouca estrutura e o mar bravo da praia do Capricórnio afasta uns, mas atrai outros. Enquanto ela é pouco procurada (e nem recomendada) pelos banhistas, a praia é considerada boa para pescadores de linha. Dependendo da época, as ondas também são boas para surfe, o que faz com que volta e meia a praia sedie baterias e torneios municipais do esporte.
Na parte sul da praia, na foz do rio Jetuba, forma-se uma lagoa natural de água doce, separada do mar por bancos de areia branca. Diferentemente do mar bravo na praia, as águas calmas da Lagoa Azul são indicadas para banhistas e viajantes que apreciam uma paisagem digna de sonhos.
Tranquila, a lagoa de água doce contrasta com as fortes ondas e o mar aberto e apresenta densa vegetação. Bancos de areia branca isolam a lagoa do mar e tornam o local ideal para banhistas. Durante a temporada, os guarda-vidas dão suporte aos visitantes.
Leia também: Caraguatatuba: tudo que você precisa saber sobre a cidade, sua história e suas praias