HISTÓRIA PECULIAR

Praia Pedra da Freira tem história de romance e paisagem diferenciada

Praia do Garcez é denominada Pedra da Freira por história de romance; local apresenta paisagem diferenciada em meio à região central de Caraguatatuba

Estéfani Braz
Publicado em 20/02/2024, às 21h35 - Atualizado em 21/02/2024, às 08h47

FacebookTwitterWhatsApp
Pedra lembra uma freira ajoelhada em oração - Divulgação
Pedra lembra uma freira ajoelhada em oração - Divulgação

Uma paisagem diferenciada, próxima à região central de Caraguatatuba, no litoral norte, a praia Pedra da Freira, como é conhecida, tem uma história peculiar e uma beleza natural encantadora. O acesso à praia, com mar calmo e uma pequena faixa de areia, é feito por uma escadaria perto do complexo de mirantes do Camaroeiro.

Seu nome original é praia do Garcez e faz referência ao primeiro morador, mas quase ninguém a conhece assim. A denominação  “praia Pedra da Freira” traz consigo a lenda de uma freira que se apaixonou por um pescador. Edivaldo Fernandes Soares, o Seu Duda, morador local, conta: “Ele (pescador) saiu para o mar para pescar e esse pescador demorou para voltar. Com isso, essa freira se ajoelhou, no local onde fica a pedra, e ficou rezando. O que contam é que o pescador demorou tanto que ela virou pedra. Essa é a história que me contaram”.

Pedra remete a imagem de uma freira ajoelhada em oração
Praia tem ondas calmas e pequena faixa de areia - Arquivo pessoal

Ele diz que sua família é a terceira a morar no local. “Depois do Garcez, veio morar aqui o senhor Dito Costa e esse senhor morou uns 20 anos. Quando ele saiu, foi quando a gente entrou. A minha família mora aqui há 47 anos. Era o meu pai, a minha mãe e nós éramos quatro irmãos, quando nós viemos para cá. Hoje, moramos eu, meu irmão e minha mãe”. 

Eles trabalham como zeladores da praia, cuidando para que tudo permaneça conservado e limpo para os banhistas. “Nós pagamos uma pessoa para fazer a limpeza da praia. Retirar o lixo, juntar as latinhas, para levar lá para cima. A prefeitura vem até a escadaria e o restante somos nós que cuidamos”, revelou. 

Além disso, a família fornece infraestrutura para os visitantes, como loja de roupas e acessórios de praia, alimentação e banheiro. O quiosque fica sob a responsabilidade de uma irmã de Duda; funciona diariamente durante a temporada, depois, só aos finais de semana e feriados.  Duda dá aulas de stand-up, caiaque e aluga os equipamentos para os banhistas, que têm familiaridade com os esportes. Já um outro irmão, tem uma casa na árvore, que aluga para finais de semana, com cama de casal e televisão.

COMO CHEGAR?

A praia Pedra da Freira fica bem próxima à região central de Caraguatatuba, localizada entre a praia do Camaroeiro e a Prainha. O acesso é pelo Mirante Pôr do Som, por meio de uma trilha com escadaria. São cerca de 160 metros até a praia.

Há vagas de estacionamento próximo ao início da trilha, mas é preciso chegar bem cedo, durante a temporada, pois são poucas e ainda têm as que são reservadas para idosos e pessoas com deficiência. Caso contrário, será necessário deixar o carro no estacionamento da praia do Camaroeiro e subir um pequeno morro a pé.

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!