Um outro rapaz, de 27 anos, foi resgatado do mar com vida e encaminhado ao hospital da cidade, onde permanece em observação
Um jovem turista de 20 anos perdeu a vida, no final da manhã deste sábado (3), ao ser arrastado por uma corrente de retorno e desaparecer no mar por alguns minutos, na praia de Guaratuba, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Além disso, um outro rapaz, de 27 anos, foi resgatado com vida e levado ao hospital local e não corre risco de morte.
Segundo informou o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o afogamento ocorreu por volta das 11h35, quando banhistas alertaram os guarda-vidas sobre a situação crítica de duas pessoas na água. Um jovem de 27 anos, morador de Itaquaquecetuba (SP), foi socorrido por banhistas e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bertioga.
Enquanto isso, as equipes de resgate continuaram as buscas pelo jovem de 20 anos, identificado como Diogo Ferreira, morador da capital paulista, que havia desaparecido na água. Após intensa busca, a equipe de resgate localizou e transportou o turista à UPA.
Ainda de acordo com o GBMar, a praia na qual o incidente ocorreu estava devidamente sinalizada, mas não havia guarda-vidas no momento. A ocorrência mobilizou três viaturas/embarcações e o helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Em depoimento à polícia, a mãe da vítima informou que seu filho estava na praia com a namorada e outros familiares, quando uma correnteza forte o arrastou para alto mar. Segundo a mãe, a namorada dele chamou um salva-vidas e o corpo de seu filho foi encontrado pelos bombeiros aproximadamente vinte minutos depois. Os salva-vidas realizaram os procedimentos para reanimá-lo ainda na praia e, em seguida, o conduziram para o hospital de Bertioga.
Turista de 20 anos morre afogado em praia de Bertioga (SP)
— Portal Costa Norte (@costanortenews) February 3, 2024
📹: Vídeo/reprodução: Aconteceu em Bertioga pic.twitter.com/MYvuyvSEg5
À reportagem, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do hospital municipal, que duas vítimas foram encaminhadas à unidade pelo Corpo de Bombeiros. O paciente de 27 anos foi imediatamente atendido pela equipe multidisciplinar, medicado, realizou exames e está em observação. Já o segundo paciente, de 20 anos, chegou já em parada cardiorrespiratória, foram realizadas as manobras de reanimação, mas foi constatado o óbito. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).