Pesquisa do Creci-SP revela mudanças nos valores de aluguel de casas e apartamentos no litoral de SP, em comparação com o ano anterior
Os foliões que planejam passar o feriadão de Carnaval nas praias do litoral paulista têm motivos para comemorar. De acordo com levantamento realizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SP (Creci-SP), a locação de imóveis para o feriado registrou significativas variações de preço em comparação com 2023.
No litoral norte, abrangendo cidades como Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, houve uma tendência de queda nos valores de aluguel. Casas de 3 e 4 dormitórios e apartamentos de 1 dormitório apresentaram reduções, que variaram de -19,29% a -45,94%. Entretanto, os valores aumentaram para casas de 2 dormitórios (+51,43%) e para apartamentos de 2 e 3 dormitórios (+13,56% e +23%, respectivamente).
Já os turistas que optarem pela Baixada Santista, como Bertioga, Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande, encontrarão preços mais atrativos, especialmente para casas de 3 dormitórios, que registraram uma queda considerável, de R$ 1.425 para R$ 1 mil/dia. Além disso, apartamentos de um a quatro dormitórios também apresentaram variações negativas nos valores de locação.
No litoral sul, representado por Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, a pesquisa revelou a maior redução nos preços de aluguel. Os aluguéis para casas de 2 dormitórios tiveram uma queda significativa de 64,28%, enquanto casas de 4 dormitórios apresentaram um aumento expressivo de 81,15%.
O presidente do Crecisp, José Augusto Viana Neto, ressaltou a importância de buscar a intermediação de profissionais imobiliários para evitar golpes, mesmo diante das oportunidades oferecidas pelo mercado. Ainda assim, ele enfatizou que há boas ofertas disponíveis para locação de temporada, o que pode impulsionar o turismo no litoral durante o Carnaval.