Ações do Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga levaram a apreensões de materiais para construções nos bairros Chácaras e Boraceia
As fiscalizações para impedir construções irregulares em áreas de proteção ambiental, embargadas, públicas e congeladas por lei são realizadas rotineiramente em Bertioga, no litoral de São Paulo. Na segunda-feira (30), o Departamento de Operações Ambientais (DOA) apreendeu materiais de construção camuflados em meio a vegetação, impedindo a edificação em Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Boraceia. Para garantir que uma nova tentativa não ocorra, o local continua sob monitoramento.
No mesmo dia, em patrulhamento pelo bairro Chácaras, o DOA se deparou com suspeitos que fugiram ao perceberem a presença da viatura. Segundo informou a prefeitura, quando correu, o grupo deixou para trás ferramentas usadas para desmatamentos. Ainda no bairro, foi aplicada uma autuação por infração ambiental ao transportador de resíduos de construção civil que estava sem o Controle de Transporte de Resíduos (CTR).
Além das áreas de preservação e proteção, a prefeitura explicou que os agentes do DOA fiscalizam, diariamente, toda a orla da praia, do Centro a Boracéia, para prevenir e cessar eventuais práticas de crimes ambientais no município.