Cristiano Lanza, da Brassaria Curupira, estará presente na feira Naturebas 2024, que será realizada no Pavilhão da Bienal de SP, neste fim de semana
O Primeiro Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, recebe, neste fim de semana a feira Naturebas 2024, evento que teve início em 2013, primeiramente apenas com vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, mas que atualmente conta com outros tipos de produtos orgânicos, como queijos, itens de charcutaria e as chamadas cervejas selvagens. E um produtor de Bertioga, no litoral de São Paulo, vai marcar presença na Naturebas, Cristiano Lanza, da Brassaria Curupira.
Cristiano contou para o Portal Costa Norte que a Naturebas, por ser uma feira internacional, com a participação de produtores de diversos países, é a que ele mais espera participar durante o ano. Cristiano produz cervejas com frutos da Mata Atlântica e também com uvas trazidas do Sul do Brasil. Ele também explicou que a cerveja selvagem é produzida com fermentação espontânea, utilizando as leveduras dos próprios frutos. As cervejas também são maturadas em barricas de madeira, por um período entre um e dois anos.
Vários são os frutos da Mata Atlântica utilizados por Cristiano na produção das cervejas, como cambuci, uvaia, araçá-da-praia, araçá-vermelho, gabiroba, goiaba, jabuticaba, butiá, jerivá, jussara, entre outros. Já com as uvas trazidas do Sul, Cristiano produz cervejas do tipo Italian Grape Ale (IGAs), que também permanecem em barricas de carvalho entre um e dois anos.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
Para a Naturebas 2024, Cristiano levará quatro estilos de cerveja: duas IGAs, uma de uva do tipo niágara branca e outra de sangiovese; e duas cervejas manipueira, na qual é utilizada a levedura selvagem da mandioca, sendo que uma delas leva também o butiá, que é o fruto de uma palmeira.
A edição 2024 da Naturebas ocorre nos dias 29 e 30 de junho, com mais de 170 produtores de mais de 14 países. São esperados 2.500 visitantes no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O horário será das 11h às 13h (profissionais) e das 13h às 18h (público em geral ). A compra do ingresso dá direito à entrada na feira e degustação dos produtos expostos. Os ingressos podem ser adquiridos de forma on-line e mais informações podem ser obtidas no site do evento.