Rica em trilhas, cultura, ecoturismo e história, Bertioga oferece opções de lazer que vão muito além do banho de mar
Bertioga, no litoral de São Paulo, é conhecida por suas praias extensas, mas a cidade também é um convite para quem busca experiências em meio à natureza, vivências culturais e turismo histórico. No inverno, quando o mar nem sempre é o principal atrativo, as opções se multiplicam em trilhas e atividades como canoagem e observação de aves.
Mais de 90% do território de Bertioga é formado por áreas de preservação permanente, como os parques estaduais Serra do Mar (Pesm) e Restinga de Bertioga (Perb). Ao longo das principais vias da cidade, é possível observar a vegetação nativa da Mata Atlântica, com espécies como ipês, quaresmeiras, manacás, aroeiras e palmeiras juçaras, que alimentam diversas aves.
O ecoturismo se destaca com 13 trilhas de diferentes níveis de dificuldade. Em geral, é obrigatória a presença de guias autorizados e cadastrados pela prefeitura e pela Fundação Florestal (FF), gestora das unidades de conservação. O agendamento pode ser feito com as operadoras credenciadas Abeco (13 99728 9614) e Amolb (13 99693 7598) e diretamente com a FF pelo telefone (13) 3317 2094.
Entre as trilhas mais buscadas estão:
No bairro Maitinga, a Reserva Natural Sesc Bertioga é uma floresta alta de restinga com acesso gratuito. O local possui o Jardim das Brincadeiras, trilhas acessíveis como a do Sentir e estrutura para educação ambiental. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30. O domo geodésico marca a entrada da reserva em área urbana.
A Reserva Natural Sesc Bertioga fica na av. Francisco Soto Barreiro Filho (antiga av. do Canal), 1.117, no Maitinga. É recomendado levar garrafinha ou copo para água, além do uso de roupas leves e confortáveis e repelente contra insetos.
Outro passeio recomendado é a canoagem no rio Jaguareguava, que atravessa ecossistemas da Mata Atlântica. Com águas cristalinas e possível avistamento de guarás, a atividade também passa pela histórica ponte da Banana. O contato com a Jaguareguava Ecoturismo pode ser feito pelos telefones (11) 94702 0906 e (11) 94700 3923.
O Forte São João, no Centro, é a fortaleza colonial mais antiga do Brasil e abriga exposição gratuita sobre um pedaço da história de Bertioga. Abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com acesso pelo parque dos Tupiniquins.
Já a aldeia guarani Rio Silveira, na divisa com São Sebastião, permite visitas agendadas com vivências culturais e rituais tradicionais. O acesso é pela avenida Tupi Guarani (km 183 da rodovia Rio-Santos). Agendamentos podem ser feitos com o cacique Adolfo (11 94231 7570), Abeco e Amolb.
O acesso a Bertioga pode ser feito por rodovias como a Mogi-Bertioga, Cônego Domênico Rangoni e Rio-Santos. Também é possível chegar de ônibus pelas viações Ultra e Pássaro Marron. A cidade possui acesso por meio de balsas, para quem vem de Guarujá. A travessia funciona 24 horas.