VIAJAR

Férias de julho contam com festival gastronômico Folha Sabores da Montanha em três estados

Festival valoriza a gastronomia de produtores de insumos da Mantiqueira, Bocaina, Serra Verde Imperial, Canastra e Circuito das Águas Paulista


Reginaldo Pupo
Publicado em 04/07/2025, às 12h16

FacebookTwitterWhatsApp

Ray Champs, do Bluies Burger e Bistrô, de São Thomé das Letras, MG
Ray Champs, do Bluies Burger e Bistrô, de São Thomé das Letras, MG - Divulgação / Bluies Burger e Bistrô

Turistas que irão curtir os dias de descanso das férias de julho com a família, na Serra da Mantiqueira (SP), Circuito das Águas (SP), Circuito Serra Verde Imperial (RJ), Serra da Bocaina (SP) e Serra da Canastra (MG), poderão aproveitar para conhecer os pratos participantes do 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha, que teve início em 18 de junho e prosseguirá até  27 de julho, em 18 municípios dos três estados, com apoio institucional do portal Costa Norte.

Nesse ano, os chefs capricharam ainda mais nas receitas, em comparação a edições anteriores, para proporcionar ao público uma verdadeira imersão na gastronomia típica regional, com destaque para insumos cultivados por produtores artesanais de suas respectivas regiões.

Em Campos do Jordão, o festival tem coorganização do grupo Cozinha da Mantiqueira. No total, o evento contará com participação de 81 estabelecimentos gastronômicos. Em Socorro (SP), no Circuito das Águas, o festival tem apoio da Astur (Associação de Turismo de Socorro). Conheça todos os participantes clicando aqui.

Gastronomia variada

Quem estiver por Cunha, na Serra da Bocaina, poderá apreciar o Spaghetti ao Tapenade, do Sempre Olivas, O clássico italiano vem acompanhado por azeite fresco, alho, azeitonas pretas e uma pasta feita de azeitonas nacionais. A receita, de autoria de Fernanda Freira, condiciona a massa italiana refogada no azeite fresco com alho e coberta com um tapenade de azeitonas pretas.

Spaghetti ao Tapenade, do Sempre Olivas, de Cunha, SP - Divulgação
Spaghetti ao Tapenade, do Sempre Olivas, de Cunha, SP - Divulgação

Ainda no estado de São Paulo, em Espírito Santo do Pinhal, a Casa do Ipê traz sua Costela Duroc, uma costela de porco duroc cozida por 24 horas por meio da técnica sous vide, finalizada no forno. A iguaria, cuja receita foi idealizada pelo chef Eduardo Navarro, é acompanhada de purê de maçã, farofa crocante de castanhas e uma saladinha verde.

Costela Duroc, da Casa do Ipê, de Espírito Santo do Pinhal, SP - Divulgação
Costela Duroc, da Casa do Ipê, de Espírito Santo do Pinhal, SP - Divulgação

Quem estiver pela região serrana do Rio de Janeiro, para curtir o friozinho típico da estação durante as férias, poderá se deliciar com o Rodízio de Fondue Especial do Princesa Isabel Gourmet, em Petrópolis.

Rodízio de Fondue Especial , do Princesa Isabel Gourmet, de Petrópolis, RJ - Divulgação
Rodízio de Fondue Especial , do Princesa Isabel Gourmet, de Petrópolis, RJ - Divulgação

O rodízio começa com o de queijo, acompanhado de batatinhas, cestinha de pães, salsichinhas alemãs artesanais, polenta frita e goiabada. O de carne é servido na pedra, com filé mignon bovino, filé mignon suíno e filé de frango, linguiça calabresa fatiada e batata rostie, acompanhado de sete molhos. Depois finaliza com o de chocolate, chocolate com Nutella, doce de leite com cinco frutas, biscoito waffer, minichurros, farofa de paçoca e marshmallow.

Não muito longe dali, em Teresópolis, o Rösti Restaurante, apresentará ao público do festival o Rosti da Casa, preparada pela Kelly Sampaio, com batata, filé mignon, queijo gorgonzola, creme de leite e vinho branco. Essa maravilha culinária vem recheada com pequenos cubos de filé mignon ao molho gorgonzola.

Rosti da Casa, do Rösti Restaurante, de Teresópolis, RJ - Divulgação
Rosti da Casa, do Rösti Restaurante, de Teresópolis, RJ - Divulgação

Se o roteiro for em Minas Gerais, o Blues Burger e Bistrô, de São Thomé das Letras, traz um prato para os apaixonados por burgers, o Ray Champs. Um burger suculento de 150g no pão brioche macio, coberto com queijo Canastra levemente derretido.

O sanduíche, idealizado por Gabriel Fernandes, ainda traz champignons salteados na manteiga, enquanto o bacon dá o toque defumado perfeito. Finalizado com o exclusivo Creme Blues, uma receita artesanal, um creme à base de cebola na manteiga e queijo, que amarra tudo com cremosidade e personalidade. Uma experiência incrível para os amantes de um bom burger.

Envolvidos

A realização do festival é da Folha de S.Paulo, via Clube Folha Gourmet, e da Sabores da Montanha, com coorganização local do Grupo Cozinha da Mantiqueira. O evento conta com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico; da prefeitura de Campos do Jordão; Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau;Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão; Astur (Associação de Turismo de Socorro), além da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e outros parceiros como os portais Costa Norte e Hora Campinas, revistas Travel for Life e Viaje Mais e Reserva Santo Antônio e Reserva Campos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!