DE OLHO

Descarte irregular provoca apreensão de veículo em Bertioga

Motorista foi flagrado durante fiscalização, enquanto descartava resíduos de construção civil em uma área sob embargo judicial, no bairro Chácaras

Redação
Publicado em 04/04/2024, às 10h01 - Atualizado às 10h15

FacebookTwitterWhatsApp
Condutor do veículo foi autuado e conduzido à delegacia - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Condutor do veículo foi autuado e conduzido à delegacia - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O descarte irregular de resíduos da construção civil, em área sob embargo judicial, no bairro Chácaras, em Bertioga, no litoral paulista, levou à apreensão do veículo e autuação do condutor. O caso ocorreu na manhã de quarta-feira (3), pela ‘Operação Caçamba’, que também coibe o transporte clandestino desses materiais

Em fiscalização de rotina, uma equipe do Departamento de Operações Ambientais (DOA) flagrou o condutor do veículo durante o descarte irregular. Além da apreensão, o motorista foi autuado e conduzido à delegacia. 

A ‘Operação Caçamba’, informou a prefeitura, é realizada semanalmente, para assegurar que os transportadores tenham autorização para coletar entulho e outros resíduos, conforme a Lei do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil (Lei 1.292/18), que também garante a destinação ambientalmente correta.

Por isso, os veículos autorizados devem seguir os critérios estabelecidos na lei, a exemplo do uso de caçambas amarelas devidamente sinalizadas. Além de outras penalidades, os infratores ficam sujeitos a medidas como intimação, apreensão do veículo e multa, dependendo da gravidade da infração.

Construções irregulares

No dia anterior, o DOA demoliu duas edificações de madeira erguidas no mesmo bairro. As construções, desabitadas e sem mobília, estavam em área embargada judicialmente. Esta é a 13ª Operação Força-Tarefa de 2024 e decorre do cumprimento à legislação ambiental e ao Ministério Público. A ação visa coibir construções e ocupações irregulares em áreas de Preservação Ambiental, embargadas, públicas e congeladas por lei.

Faça parte do nosso canal, acesse aqui

Além disso, os agentes do DOA realizam fiscalizações noturnas ao longo de toda a orla da praia, desde o Centro até Boraceia, para prevenir e cessar possíveis práticas de crimes ambientais no município. A Operação Força-Tarefa é coordenada pelo DOA e supervisionada pela Secretaria de Meio Ambiente, atendendo às determinações das legislações ambientais nacionais e ao Código Ambiental de Bertioga (Lei 294/88). Além disso, conta com a colaboração da Secretaria de Serviços Urbanos e participação da Polícia Militar Ambiental.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!