Apresentação do grupo LaMínima, fundado há 26 anos por Fernando Sampaio e o saudoso Domingos Montagner, será na terça (10), na Vila do Bem Boraceia
Bertioga receberá, em apresentação única nesta terça-feira (10), o espetáculo Reprise da companhia de circo e teatro LaMínima, fundada há 26 anos pelos atores globais Fernando Sampaio e o saudoso Domingos Montagner. A encenação será às 15 horas, na Vila do Bem Boraceia, instalada na avenida Henrique Arcuri, 99.
O enredo conta a história de dois palhaços que descobrem, de maneira inesperada, terem sido contratados para atuar no mesmo local e horário, pela mesma pessoa. Eles tentam provar a prioridade no picadeiro até que passam a trabalhar juntos, percebendo que talentos se multiplicam.
Segundo o grupo, a montagem mantém a característica circense do seu trabalho, homenageando a tradição de sua origem e recriando novas formas de narrativas. Utilizam também técnicas e reprises clássicas (os tradicionais atos de palhaços circenses) no roteiro.
A apresentação é uma realização do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, com o apoio da prefeitura de Bertioga e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
A trajetória do grupo começou quando Domingos Montagner e Fernando Sampaio ingressaram no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, onde se conheceram e começaram uma dupla de palhaços. Sob orientação do mestre Roger Avanzi, o palhaço Picolino, passaram a levar reprises, entradas e outros números circenses para as ruas. Então, em 1997, criaram o grupo LaMínima que, ao longo do tempo apresentou 16 espetáculos, com diversas premiações. O núcleo da companhia é composto, atualmente, pelos artistas Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Luciana Lima.