Solenidade contará com entrega de placa comemorativa e do Espaço Cultural Alberto Santos Dumont, localizado no Shopping La Plage
Guarujá vai homenagear no próximo dia 19 de outubro os 150 anos de um brasileiro ilustre: Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação e patrono da aeronáutica brasileira.
A solenidade, promovida pela prefeitura de Guarujá, terá início às 9 horas, no Shopping La Plage (avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras) e contará com a entrega da placa comemorativa e do Espaço Cultural Alberto Santos Dumont.
A palestra Os 150 anos de Alberto Santos Dumont integrará a programação e será ministrada pelo coronel João Rafael Mallorca Natal, seguida da inauguração da placa comemorativa e do espaço cultural.
O secretário municipal de turismo de Guarujá, Fábio Santos, destacou a importância de homenagear o Pai da Aviação. “Guarujá passa a figurar como uma das cidades de referência por onde o aviador passou e deixou seu legado. É uma figura nacional que transformou o mundo e tinha sua intimidade com o nosso município, então é motivo de orgulho”.
A ação conta com apoio da Associação de Amigos da Base Aérea, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, IV Comando Aéreo Regional (FAB), Rotary Club do Guarujá, Universidade Católica de Santos e da Base Aérea.
Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873 em uma cidade de Minas Gerais que atualmente leva seu nome. Durante sua vida, ele foi um assíduo frequentador de Guarujá. Santos Dumont faleceu em 23 de julho de 1932, em Guarujá. A cidade já o homenageia com uma avenida que leva seu nome e a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho.
Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.
Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906, em Bagatelle, no centro de Paris, na França. Este voo é reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.