Travessia Santos-Guarujá teve queda de 52% no tempo de embarque; na travessia São Sebastião-Ilhabela, intervalo caiu mesmo com maior movimento
As duas principais travessias de balsas litorâneas, em volume de demanda, registraram redução significativa no tempo máximo de embarque durante o verão. De acordo com dados do Departamento Hidroviário (DH), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do estado de São Paulo (Semil), entre 15 de dezembro de 2024 e a segunda quinzena de janeiro de 2025, o tempo máximo de espera para embarque caiu 52% em relação ao mesmo período da temporada anterior (2023/2024).
Este período é considerado de alta demanda da Operação Verão, na travessia Santos-Guarujá, que lidera, em volume de veículos, no litoral de São Paulo; o tempo máximo de espera para embarque caiu 52% em relação ao mesmo período da temporada anterior (2023/2024).
Já na travessia São Sebastião-Ilhabela, houve aumento de 15% no volume de passageiros e veículos em comparação ao mesmo período do ano passado. O tempo máximo de embarque foi reduzido em 7%, o que garantiu um deslocamento mais ágil e otimizou a experiência de quem utiliza o serviço diariamente, ainda segundo a Semil.
No mesmo período analisado, mais de 2 milhões de usuários utilizaram os serviços das oito travessias, um volume diário médio superior a 58 mil passageiros. Entre as iniciativas adotadas pelo DH, para contribuir com a eficiência do serviço, estão o aumento de colaboradores dedicados à manutenção preventiva e corretiva das embarcações, a ampliação do estoque de peças, motores e reversores reservas, além do apoio ao trânsito na gestão de filas.
O diretor técnico do DH, Agnaldo de Almeida Jr., comentou: “Essas estratégias operacionais garantem maior agilidade para os usuários e eficiência na operação. O objetivo é reduzir o tempo de inatividade das balsas durante as manutenções, minimizar os impactos causados por eventuais paradas e garantir um serviço mais ágil no período de alta demanda. Queremos assegurar cada vez mais rapidez e qualidade no atendimento aos milhares de usuários que utilizam o sistema diariamente”.
Para reduzir o tempo de espera nas filas, foram mobilizadas equipes especializadas, como mergulhadores e profissionais de usinagem, para atender demandas emergenciais. Os mergulhadores, por exemplo, fazem reparos diretamente na água, eliminando a necessidade de docagem das embarcações. Já os profissionais de usinagem são capacitados para fabricar peças específicas de forma ágil, permitindo a rápida manutenção dos equipamentos.
Além disso, o abastecimento e higienização das embarcações passaram a ser realizados em horários de menor movimento. Essas ações asseguram condições adequadas de operação e conforto aos usuários. Outro destaque é a ampliação do estoque de peças essenciais para embarcações que operam 24 horas. Durante o período de alta temporada, itens como correias, bombas de óleo e de água, hélices, filtros, motores e reversores ficam disponíveis para substituição imediata, se necessário. Essas manutenções serão programadas para horários de menor fluxo, para evitar interrupções no serviço. O plano da Operação Verão segue até o final do Carnaval.
Segundo o governo de São Paulo, a modernização das travessias inclui melhorias nas estruturas de embarque e desembarque e na gestão de filas, com investimentos significativos. Em Guarujá, foram entregues a reforma da estação de Vicente de Carvalho, com investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do flutuante DH-IV, que demandou R$ 8 milhões. Esta estrutura conta com duas passarelas, 250m² de superfície e capacidade para operações simultâneas de embarque e desembarque. Também no início de 2024, foram concluídas obras de construção do flutuante DH III, em Ariri, com investimento de R$ 4,2 milhões. Na travessia São Sebastião-Ilhabela, a segunda em volume de demanda, as obras de reforma dos flutuantes das duas cidades foram concluídas no ano passado, com investimento de R$ 13,8 milhões.
Para organizar o fluxo de veículos, o governo investiu R$ 6,9 milhões no projeto Gestão de Apoio ao Trânsito, com agentes do Departamento Hidroviário para organizar as filas, sinalização e orientação aos usuários. Além disso, contratou uma empresa especializada para verificar o peso e as dimensões dos caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, com investimento de R$ 4,5 milhões.
A estação da praça da República, em Santos, está em fase final das obras, que contam com investimento de R$ 8,2 milhões. Neste ano, foram iniciadas obras de manutenção nas estações de passageiros das travessias Cananeia-Continente e São Sebastião, totalizando R$ 1,3 milhão.
Com informações de governo de SP