MELHORIAS

Governo de SP anuncia investimentos para solucionar problemas nas balsas

O governo realizou ontem (30) uma coletiva para esclarecimentos e anúncio de melhorias na travessia entre São Sebastião e Ilhabela

Gabriela Petarnella
Publicado em 01/10/2023, às 07h00

FacebookTwitterWhatsApp
O sistema de travessia têm sido alvo de diversas críticas nas últimas semanas - Cláudio Rodrigues
O sistema de travessia têm sido alvo de diversas críticas nas últimas semanas - Cláudio Rodrigues

Após um extenso período de mal funcionamento na travessia das balsas do litoral norte, a equipe da Secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), visitou o sistema de transporte marítimo entre Ilhabela e São Sebastião, dia 30,  quando abordou os problemas enfrentados na travessia e anunciou os investimentos futuros.

Durante a visita, a equipe reconheceu que nas últimas semanas houve um acúmulo de problemas atribuídos a "falta de cuidados dos anos anteriores", um exemplo disso foi o período em que a travessia contou com apenas dois ferryboats operando, devido ao tempo de manutenção de algumas embarcações, como a FB25 e a FB29. A equipe também pontuou estar trabalhando junto à Marinha para aumentar, com segurança, a capacidade de passageiros nas embarcações.

Na ocasião foi anunciado o investimento significativo de R$ 243 milhões para todo sistema hidroviário do Estado, dos quais R$ 80,5 milhões destinados à travessia São Sebastião-Ilhabela, distribuídos em modernização da frota, obras de dragagem, reforma dos flutuantes e bolsões. O governo também planeja uma Parceria Público-Privada (PPP) para melhorar a eficiência do sistema de travessias, cujos estudos iniciarão em breve.

De acordo com a secretária Natália Resende, filas longas e poucas embarcações em operação são o foco dos problemas, e para que isso não se repita no futuro, investimentos estão sendo feitos em novos equipamentos e um planejamento para uma operação com o número de embarcações máximo até novembro, no início da alta temporada.

Diante das demandas dos populares, o governo comprometeu-se a buscar soluções para a logística das filas e manter a comunicação com as prefeituras para oferecer suporte aos usuários, além de planejar um método de transporte mais eficiente para caminhões, cujo peso e mercadorias demandam condições específicas de embarque.

Neste último caso, o planejamento será a curto prazo, pois serão instaladas balanças no embarque, que funcionarão a partir da próxima quarta-feira, às 0h, fiscalizando o limite de 45 toneladas, por caminhão, e o possível deslocamento fora do horário comercial, exceto para o transporte de cargas essenciais, como alimentação e combustível.

Ainda atendendo a pedidos da população, foi firmado um comprometimento em garantir melhorias nos estaleiros e no transporte de pedestres e ciclistas. Uma das queixas frequentes destes usuários é a falta de abrigo apropriado em períodos de tempestades. A exemplo do dia 27 de setembro, quando diversos passageiros pernoitaram em condições precárias de frio, fome e sede, durante uma paralisação das balsas por mais de dez horas, devido às condições climáticas.

O governo do estado de São Paulo reafirmou seu compromisso com a população de Ilhabela e São Sebastião em garantir um sistema de travessia eficiente e de qualidade, com planejamentos a curto, médio e a longo prazo e com ênfase nas melhorias contratuais de serviços terceirizados, como parte dos esforços para solucionar os problemas enfrentados pelos passageiros.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!