VOZ DO POVO

Audiência Pública em Ilhabela discutirá problemas na travessia da balsa

A audiência será na segunda (9), às 18 horas, na Câmara Municipal; usuários voltam a se queixar do serviço três dias depois da visita do governo de SP

Gabriela Petarnella
Publicado em 04/10/2023, às 08h37

FacebookTwitterWhatsApp
A audiência foi um pedido da Associação Comercial e do Movimento Somos Ilhabela - Câmara Municipal de Ilhabela
A audiência foi um pedido da Associação Comercial e do Movimento Somos Ilhabela - Câmara Municipal de Ilhabela

“Estão tapando o sol com a peneira!” Essa foi a fala do vereador Gabriel Rocha, que marcou a sessão da Câmara Municipal de Ilhabela ontem (3), ao convidar a população para uma Audiência Pública, no dia 9 de outubro, segunda-feira, às 18 horas, para discutir os problemas e possíveis melhorias para a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela.

A preocupação com o sistema de operação já havia sido abordada durante uma reunião realizada no dia 26 de setembro, quando os vereadores Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), presidente da Câmara, Donato dos Santos Silva (Viola) e Gabriel Rocha receberam a diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACEI) e membros do Movimento Somos Ilhabela (MSI). A iniciativa para a realização da audiência foi tomada em resposta a este encontro, além das frequentes reclamações dos usuários do serviço.

O vereador Gabriel Rocha, autor do requerimento da audiência, destacou que a população não ficou satisfeita com o fato de que apenas no dia da visita do governo do Estado ao sistema, em 30 de setembro, o serviço de travessia ter funcionado perfeitamente e em capacidade máxima, mesmo não havendo tantos usuários na data em questão. Pois no dia seguinte, o serviço voltou a apresentar problemas de logística com longas filas de espera e mau funcionamento das balsas.

“Agora voltaram os problemas. Os funcionários que trabalham em Ilhabela e São Sebastião voltaram a chegar atrasados, com descontos de salário vindo no final do mês. Hoje eu voltei de São José dos Campos e havia uma fila de caminhões absurda. Qual é a desculpa agora?”, pontuou o vereador, três dias após a visita técnica do governo do estado ao serviço.

A presidente da ACEI, Heloisa Lacerda, ressaltou que esses problemas afetam diretamente o comércio local, resultando em desabastecimento e aumento de preços. Ela enfatizou a necessidade de ações imediatas para resolver essas questões e cobrou apoio dos vereadores junto ao governo do estado.

Heloisa destacou ainda que muitas companhias estão se recusando a fazer frete para Ilhabela. “Tivemos, por exemplo, vários casos de restaurantes que tiveram que atravessar e retirar mercadoria em São Sebastião, porque as companhias desistiram de fazer entregas na ilha. E não é só isso, afeta na vida da população como um todo. Hoje você faz uma compra de qualquer coisa para entregar na cidade e simplesmente paralisam todas as entregas e cancelam pedidos.”

Dentre as demandas que serão discutidas durante a audiência estão a luta por horários alternativos para caminhões, audiência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), multa por atrasos injustificados com filas superiores a 4 horas, bolsão de estacionamento em São Sebastião, organização das filas de prioridade e a hora marcada, bem como o endosso do abaixo assinado com mais de 5.000 assinaturas.

Para a audiência, foi convocado o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cristobal Parraga, e convidados os promotores de Justiça de Ilhabela, o governador do Estado de SP Tarcísio de Freitas, o deputado estadual Edmir Chedid e o prefeito Antonio Colucci. A Audiência será realizada no Plenário do Legislativo, localizado na avenida Dona Germana, número 85, no Centro e contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do município no Facebook e no YouTube.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!