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Projeto prevê construção de ciclovias ao longo de rodovias do litoral de SP

Lote Litoral Paulista, leiloado na terça (16), prevê 73km de ciclovias; projeto na Alesp também prevê Rota de Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica

Redação
Publicado em 17/04/2024, às 14h30 - Atualizado às 14h49

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Trecho que liga Bertioga a Santos deve receber ciclovia em toda a sua extensão - Imagem ilustrativa/Pexels
Trecho que liga Bertioga a Santos deve receber ciclovia em toda a sua extensão - Imagem ilustrativa/Pexels

A parceria público-privada (PPP) do Lote Litoral Paulista, que contempla as rodovias que ligam a região do Alto Tietê ao litoral sul do estado de São Paulo, Mogi-Dutra (SP 088), Mogi-Bertioga (SP 098) e Padre Manoel da Nóbrega (SP055), prevê a construção de 73km de ciclovias ao longo das vias. 

O trecho que liga Bertioga a Santos, com cerca de 36km, será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. A concessão também prevê a construção de 33km de ciclovias na região de Itanhaém e Peruíbe, no litoral sul. Outros 4km devem ser instalados entre as cidades de Peruíbe e Miracatu.

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O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), venceu o leilão internacional realizado na terça-feira (16), na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, no centro da capital paulista. O grupo propôs desconto de 10,17%, sobre a contraprestação pública máxima de R$ 199 milhões por ano, a ser paga pelo estado. Com  prazo de 30 anos, a concessão de 213 quilômetros de vias prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões, para a realização de intervenções estruturais e melhorias nas três rodovias.

Estrada no litoral de SP
Rodovias Mogi-Bertioga e Padre Manoel da Nóbrega fazem parte do Lote Litoral Paulista - Divulgação/Governo de SP

As rodovias do Lote Litoral Paulista passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. A fiscalização contratual será de responsabilidade da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Prevê-se mais de 90km de duplicações; 10km de faixas de ultrapassagem; 47km de acostamentos; 73km de ciclovias e 27 novas passarelas para pedestres. E mais  serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.

Mais ciclovias

Com o objetivo de integrar as nove cidades da Baixada Santista, e também incentivar o turismo e a prática de atividade física, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (PSD) apresentou à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a proposta de criação da Rota de Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica. A rota turística teria percurso de 143km,  abrangendo Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, com possibilidade de integrar outras cidades paulistas. O trajeto prevê sete percursos; a decisão de cada segmento caberá aos municípios, de forma que se adeque ao âmbito municipal e metropolitano.

Segundo o deputado, "o projeto representa a união de esforços entre o poder estadual e municipal. Tivemos uma mobilização metropolitana muito importante com os secretários, visando o desenvolvimento regional e o bem-estar da população".

O projeto da rota de cicloturismo foi aprovado na Comissão de Turismo da Alesp, no dia 9 de abril. Agora, segue para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e, uma vez aprovado, tramitará em votação no plenário da Alesp.

Com informações de governo de SP e Alesp

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