Ministério da Saúde divulga dicas para se proteger das altas temperaturas

Ministério da Saúde lembra que, neste período, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante

Redação
Publicado em 21/09/2023, às 10h02

Climatempo prevê temperatura na casa dos 40 graus no domingo (24) no litoral de SP - Adriana Franciosi/Agência RBS

A forte onda de calor que atinge o Brasil nesta semana promete se intensificar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta vermelho (Grande Perigo) para onda de calor em todo o estado de São Paulo. Apesar de o calorão ser maior no interior do país, a previsão do tempo indica um fim de semana escaldante no litoral paulista. O Instituto Climatempo fala em termômetros batendo na casa dos 40 graus no domingo (24), tanto na Baixada Santista quanto no litoral norte.

Diante desse cenário de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar em algumas regiões, o Ministério da Saúde divulgou cuidados para a população ter com a saúde. 

O órgão lembra que essas condições climáticas demandam cuidados principalmente entre crianças e idosos, já que o tempo seco pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Neste período, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

Não se esqueça de beber água! - Canva

 

Confira mais dicas do Ministério da Saúde:

Hidratação

Cuidados em casa

Cuidados com a saúde

Proteja-se do sol e do calor

*Com informações de Ministério da Saúde

cuidados ministério da saúde ONDA DE CALOR

Leia também

Santos receberá a primavera com 8 mil flores espalhadas pela cidade


Tartaruga-verde é devolvida ao mar em Praia Grande


Inverno se despede com termômetros em alta no litoral de SP