GRANDE PERIGO

Vai ferver! Inmet divulga alerta vermelho de calor para todo o estado de SP

Calor no litoral de SP deve ser mais forte no fim de semana, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus; veja cuidados que podem ser tomados

Esther Zancan
Publicado em 20/09/2023, às 11h59

FacebookTwitterWhatsApp
Alerta vermelho do Inmet é válido até domingo (24) - Reprodução/Pixabay
Alerta vermelho do Inmet é válido até domingo (24) - Reprodução/Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta quarta-feira (20) um alerta vermelho (Grande Perigo) para onda de calor em todo o estado de São Paulo. A advertência é válida até o início da noite de domingo (24). 

O alerta vermelho substitui um alerta laranja (Perigo) que já estava em vigor desde segunda-feira (18), também sobre a onda de calor. Segundo o Inmet, a previsão é que as temperaturas fiquem 5 graus acima da média por período maior que cinco dias. O instituto também alerta para riscos à saúde devido às altas temperaturas.

Situação no litoral de São Paulo

Vale ressaltar que essa onda de calor atinge mais o interior do estado. O Portal Costa Norte ouviu o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, de Santos, que explicou que esse calor que vem afetando o Brasil é mais continental, não se expande pelo oceano Atlântico, o que, se fosse o caso, afetaria mais o litoral. O vento de sudeste, que costuma soprar forte nesta época do ano, também ajuda a amenizar o calor na região. 

Bonafim frisou que não há motivo para alarmismo no litoral de São Paulo. Vai fazer calor, mas mais concentrado no fim de semana, devido a chegada de uma frente fria no início da próxima semana.

A Defesa Civil estadual também alertou sobre as altas temperaturas. O órgão prevê para a Baixada Santista e litoral norte temperatura máxima de 37 graus até o domingo. Ao contrário de outras regiões paulistas, a umidade relativa do ar não vai atingir níveis críticos. 

Já o Instituto Climatempo prevê que o domingo vai ferver no litoral paulista. A previsão é de temperatura na casa dos 40 graus para o litoral de São Paulo. A boa notícia é que já na segunda-feira (25) a temperatura deve voltar a um padrão mais dentro da normalidade para a época do ano.

Confira algumas dicas do que fazer quando o calorão chegar com força:

Copo de água
Fique de olho na hidratação durante esses dias de forte calor - Unsplash

  • Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre às 10 e às 16 horas;
  • Use roupa leves, de preferência de algodão, e não se esqueça de aplicar o protetor solar;
  • Diminua os esforços físicos e procure repousar em locais na sombra, frescos e arejados;
  • Aumente a ingestão de água, mesmo se não tiver sede;
  • Faça refeições leves;
  • Tenha atenção redobrada com recém-nascidos, idosos e pessoas doentes;
  • Em casa, evite a entrada do calor. É recomendável fechar cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilitar a circulação do ar na residência;
  • Peça ajuda no caso de se sentir mal com o calor.

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Alertas Inmet

Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?

Quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.

Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.

Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!