Outono à vista: chuvas devem marcar início da estação das folhas secas no litoral de SP

Costa Norte conversou com o climatologista Rodolfo Bonafim sobre como será a estação, que começa nesta quinta-feira (20), no litoral de SP

Esther Zancan
Publicado em 19/03/2025, às 15h45

Folhas do outono devem continuar por mais um tempo nos galhos, enquanto a chuva “atrasadinha” cai - Esther Zancan


O outono chega oficialmente nesta quinta-feira, 20 de março, logo de manhãzinha, às 6h01. Se a estação mais quente do ano não teve as tradicionais águas de março, é bem possível que as folhas do outono permaneçam por mais um tempo nos galhos, enquanto a chuva “atrasadinha” cai. De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, de Santos, e do canal Geoastrodicas, no YouTube, o mês de abril tende a ser mais chuvoso no litoral de São Paulo, bem diferente do que se espera para este período do ano, com dias mais ensolarados e secos.

Em conversa com o Costa Norte, Bonafim lembrou que o período que começa nesta quinta-feira é o chamado outono astronômico, marcado pelo equinócio de outono, com os dias com a mesma duração do que as noites. Já o outono climático começou no início do mês de março. Apesar do calorão do começo do mês, o clima já estava mudando. Prova disso são as noites com temperaturas mais amenas há alguns dias, lembrou o climatologista. Mesmo com a mudança no clima, Bonafim não descarta que o calor volte ainda neste mês de março, mas não com a mesma intensidade vivida em fevereiro, por exemplo.

Já o mês de abril é que deve ser atípico. Bonafim explicou que ainda poderão ocorrer períodos mais quentes, até com veranicos, mas nada comparado às temíveis ondas de calor. Porém, frentes frias mais poderosas podem chegar ao litoral paulista, trazendo dias mais frios e com chuva. “Estamos prevendo um mês de abril mais aguado”, brincou o climatologista. Ele prevê que não sejam tempestades, mas sim, chuvas típicas do inverno litorâneo. “Não deverá ser um mês de abril com aquele céu estrelado, como normalmente é”, frisou. 



A previsão para o mês de maio é de um período mais seco, com dias típicos de outono, com Sol e temperaturas elevadas durante o dia, podendo chegar na casa dos 30 graus, e noites amenas, com os termômetros alcançando mínimas de 17 graus. Junho marca o início do inverno climático (o inverno astronômico começa em 20 de junho). Bonafim prevê a entrada de ar mais frio nesse mês, com possibilidade de episódios de veranicos. Ele lembra que, apesar de estarmos em um momento de neutralidade do Pacífico equatorial, sem El Niño e nem La Niña, fenômenos que costumam influenciar o clima terrestre, não dá para esperar que o outono seja típico, devido às mudanças climáticas.

As ondas de calor não estão descartadas, mesmo durante o inverno. Elas devem afetar com mais intensidade o interior paulista. Com as águas do oceano Atlântico mais frias, é provável que o litoral de São Paulo enfrente, como em 2024, episódios frequentes de neblina, o que deve deixar as temperaturas na região mais amenas. 

Para mais conteúdos:



Leia também

Halo lunar e 'nuvem arco-íris' são registrados em praias de Bertioga


Nuvem prateleira, que lembra um tsunami no céu, surge no litoral de SP; entenda