Deslizamento de terra atinge residência em Ubatuba após fortes chuvas

A cidade registrou um acumulado de chuva de 81,81mm nas últimas 72 horas; a família atingida já está recebendo apoio da administração

Gabriela Petarnella
Publicado em 26/10/2023, às 12h59

O bairro mais atingido pela tempestade foi o Perequê-Mirim - Prefeitura Ubatuba

Na madrugada desta quinta-feira (26), Ubatuba enfrentou fortes chuvas que causaram danos na cidade. No bairro do Perequê-Mirim a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de deslizamento de terras que atingiu uma residência. Não houve nenhum ferido e a moradora já foi retirada do local.

Já estava prevista uma tempestade na madrugada e a Defesa Civil do Estado já havia emitido um alerta para a população ficar alerta aos sinais de possíveis ocorrências. O maior acúmulo de chuva foi registrado no bairro Perequê-Mirim, com 81,81 mm em 72 horas, mas os bairros Figueira, Ubatumirim e Itamambuca também estão sob a vigilância da equipe.

A área onde aconteceu o deslizamento foi isolada e também está monitorada. De acordo com a Defesa Civil, devido ao solo saturado, se a chuva continuar, há a possibilidade de o evento se repetir e afetar outras casas localizadas na parte inferior do morro. Isso pode levar ao realojamento de mais pessoas. Ainda hoje, uma avaliação técnica será realizada com um engenheiro da Defesa Civil para avaliar os riscos.

A casa afetada apresenta múltiplas rachaduras e representa alto risco. Como medida de segurança, a residente foi encaminhada à Secretaria de Assistência Social, onde está recebendo apoio. Está previsto que ela seja encaminhada à residência de parentes. A Secretaria de Educação está auxiliando na remoção dos pertences da moradora.

Ubatuba chuva deslizamento tempestade

Leia também

Em São Sebastião, Vila Sahy terá simulado de evacuação de áreas de risco


Jubarte encontrada no litoral de SP tinha petrecho de pesca preso à cauda