Morar sobre a água? Cubatão inaugura as primeiras casas flutuantes sociais do país

Protótipo das moradias sustentáveis, com vista para o rio Casqueiro, mostra solução pioneira que beneficiará 9 mil moradores da Vila dos Pescadores

Redação
Publicado em 01/11/2025, às 13h02

80 novas moradias flutuantes abrigarão pescadores artesanais e suas famílias - Foto: Thiago Cunha


A prefeitura de Cubatão inaugurou, na quinta-feira (30), o protótipo das Casas Flutuantes, projeto inédito no país voltado à habitação social. As duas unidades, erguidas no Parque Linear do Jardim Casqueiro, foram apresentadas pelo prefeito César Nascimento e autoridades municipais.

A iniciativa integra o plano de urbanização da Vila dos Pescadores, bairro com cerca de 9 mil moradores. As construções, de 54m² cada, estão interligadas por um corredor e oferecem vista para o Rio Casqueiro.

Feitas em aço naval, as casas são sustentáveis e ecológicas, projetadas para resistir às condições fluviais. Elas representam o modelo que será replicado na Vila dos Pescadores, onde 80 novas moradias flutuantes abrigarão pescadores artesanais e suas famílias, além de áreas destinadas a restaurante e centro de educação ambiental.



Durante a cerimônia, o prefeito César Nascimento destacou o caráter pioneiro da proposta e a importância do investimento em soluções urbanas inovadoras. "Cubatão se coloca na vanguarda com dois projetos históricos: o retrofit do Edifício Castro e as casas flutuantes. Mostramos que, com técnica e vontade política, é possível transformar sonhos em realidade", afirmou o chefe do Executivo.

O ex-prefeito Ademário Oliveira também participou da inauguração e elogiou a iniciativa. A arquiteta Karla Roncete, idealizadora do projeto, explicou que o protótipo conta com duas versões: uma voltada à moradia e outra adaptada para funcionar como café ou bar. As unidades possuem sistemas próprios de abastecimento de água e energia, além de coleta e tratamento de esgoto, sem causar impactos ambientais ao rio.

As construções, de 54m² cada, estão interligadas por um corredor e oferecem vista para o rio Casqueiro - Foto: Thiago Cunha

 



Segundo a vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, a ideia surgiu após uma conversa com uma moradora da Vila dos Pescadores. A partir dessa sugestão, a equipe municipal iniciou pesquisas e articulações junto ao Serviço de Patrimônio da União (SPU) para viabilizar o projeto. "Hoje celebramos a concretização de um sonho coletivo que trará dignidade e segurança a muitas famílias", declarou.

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes do SPU. Empresas parceiras como Cesari Ltda, Terracom, RTA Ambiental, Progredior e Cooperscar Tortuga’s Ambiental receberam homenagens pelo apoio ao desenvolvimento das casas flutuantes e à execução dos protótipos inaugurados.

O evento teve ainda apresentações da Banda Musical Jovem de Cubatão, sob regência do maestro Willians Duarte, e do cantor local Anderson Borges. Crianças e lideranças da Vila dos Pescadores acompanharam a solenidade e visitaram as duas casas-modelo, símbolo de um novo capítulo para a urbanização sustentável de Cubatão.



Para mais conteúdos



Cubatão

Leia também

A história do fotógrafo daltônico de Cubatão que encantou o Brasil


Cubatão apresenta à COP30 sua experiência de restauração dos manguezais