Rubens Paiva, interpretado no longa pelo ator Selton Mello, foi o responsável técnico pela construção de dois edifícios em Santos
Você sabia que Rubens Paiva, personagem do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, um dos candidatos ao Globo de Ouro e cotado para uma possível indicação ao Oscar, era natural de Santos? O longa já atingiu 2 milhões de espectadores nos cinemas. Rubens Paiva, ex-deputado e engenheiro de formação, interpretado na película pelo ator Selton Mello, era santista de nascimento e tem forte conexão com a cidade.
Ele nasceu em 26 de dezembro de 1929, estudou no antigo Colégio Santista e vivia no bairro do Boqueirão. Com a companheira Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres no filme e indicada ao Globo de Ouro) e filhos, também residiu na cidade de São Vicente.
Formado em engenharia pela Universidade Mackenzie e à frente da Paiva Construtora, Rubens foi o responsável técnico pela construção de dois edifícios em Santos na década de 1960: o edifício Porto Fino, na esquina da praia com o Canal 1 (av. Pinheiro Machado) e o edifício Portovelho, na avenida Presidente Wilson, 45.
Em 1992, o terminal do Valongo foi inaugurado e batizado como Deputado Rubens Paiva, em homenagem ao santista morto durante a ditadura militar, em 1971, no Rio de Janeiro, onde morava com a mulher e cinco filhos. Seu corpo nunca foi encontrado, e sua morte foi reconhecida oficialmente 40 anos depois.
Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos