Programação, que começa no dia 28 de dezembro, conta com gincana, exposição, passarinhada, remada e imersão no manguezal
A temporada em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, contará com atividades gratuitas de educação ambiental para todas as idades. A programação do Verão APA Baleia Sahy, desenvolvida pelo Instituto Conservação Costeira (ICC), começa no dia 28 de dezembro e segue até 19 de janeiro de 2025. As atividades destacam a importância da preservação dos ecossistemas de maneira lúdica e em campo. Utiliza-se da conscientização e proximidade com o meio para despertar o papel de todos na conservação do meio ambiente.
Pelo cronograma, a partir do dia 28 de dezembro, serão promovidas a Gincana Ambiental e a exposição Acervo ICC e Biblioteca da Conservação. Ambas ocorrerão às quintas, sextas e sábados, das 9h às 11 horas e das 14h às 16 horas, até o dia 19 de janeiro, na praça da Baleia, na avenida Deble Luísa Derani, 960, na praia da Baleia.
Quem se interessa pelo fascinante universo das aves, pode descobrir as espécies da região, na Passarinhada na APA Baleia Sahy, guiada por especialista. Esse passeio com prática de birdwatching terá duas saídas: uma, no dia 29 de dezembro e, outra, no dia 19 de janeiro, sempre das 9h às 12 horas, com ponto de encontro na APA Baleia Sahy (lado esquerdo da praia Barra do Sahy, próximo à ponte da igreja).
Já no dia 5 de janeiro, a programação conta com remada no rio Sahy, na qual os participantes percorrerão de caiaque enquanto vivenciam o papel da Unidade de Conservação (UC), para a conservação e manutenção da biodiversidade. A saída será na APA Baleia Sahy.
No dia 12 de janeiro, às 9 horas, a atividade Imersão e Limpeza do Manguezal partirá da APA Baleia Sahy para um passeio guiado no mangue, quando será explicada a importância desse ecossistema para a vida, e convida os participantes a colaborarem em uma ação de limpeza.
O ICC é uma entidade socioambientalista sem fins lucrativos, que visa a promoção do desenvolvimento sustentável, a conservação da Mata Atlântica e educação ambiental na costa sul de São Sebastião. Após a criação da APA Baleia Sahy, pela Lei Municipal 2.257/2013, a instituição foi fundada para cogerir a UC, junto com a prefeitura de São Sebastião.
Para mais conteúdos