PETRÓLEO E GÁS NATURAL

Governo anuncia novos blocos de petróleo da Bacia de Santos em oferta de concessão

São 248 blocos marítimos adicionados na Oferta Permanente de Concessão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Redação
Publicado em 19/12/2024, às 10h05 - Atualizado às 10h11

FacebookTwitterWhatsApp
No total, foram adicionados 393 blocos de cinco campos de petróleo e gás natural - Tânia Rego/Agência Brasil
No total, foram adicionados 393 blocos de cinco campos de petróleo e gás natural - Tânia Rego/Agência Brasil

O governo federal anunciou, na quarta-feira (18), que 248 blocos marítimos da Bacia de Santos serão incluídos na Oferta Permanente de Concessão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que totalizam 393 blocos de cinco campos de petróleo e gás natural.

A divulgação foi feita pelo Ministério de Minas e Energia, que assinou cinco novas manifestações conjuntas com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Por meio desse sistema, empresas interessadas em explorar e produzir petróleo e gás podem elaborar estudos e preparar lances para arrematar as áreas para suas atividades. As projeções de investimentos mínimos dos possíveis contratos de concessão chegam a R$ 3,7 bilhões.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a inclusão das novas áreas “reforça o papel estratégico do Brasil como uma potência energética global, além de garantir a autossuficiência brasileira em uma área de extrema importância para o desenvolvimento econômico”.

A Bacia de Santos é a principal produtora de petróleo do país, e se estende desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina. Além dela, as novas áreas de terra e mar estão situadas nas bacias do Recôncavo, Tucano, Campos, Parnaíba e Tacutu.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!