INCLUSÃO

Teatro para todos: espetáculo acessível 'Mig Meg Mug' será apresentado em Caraguatatuba

Peça terá acessibilidade por meio de audiodescrição feita pelas próprias atrizes e interpretação em libras


Estéfani Braz
Publicado em 15/07/2024, às 20h50 - Atualizado às 22h24

FacebookTwitterWhatsApp

A gata Mig, a menina Meg e a ratinha Mug transmitem a relação delicada entre amizade e diferença - Divulgação
A gata Mig, a menina Meg e a ratinha Mug transmitem a relação delicada entre amizade e diferença - Divulgação

Com uma turnê que começou com sucesso na Baixada Santista, com  acessibilidade criativa como um de seus pontos principais,  o espetáculo 'Mig Meg Mug' será apresentado em Caraguatatuba, no litoral norte, em 28 de julho, às 17h, no Teatro Mário Covas. A entrada é gratuita, com produção da Manifesta Companhia e direção de Alice Possani. No espetáculo, as atrizes Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília interpretam, de maneira sensível e lúdica, a gata Mig, a menina Meg e a ratinha Mug. As personagens transmitem a relação delicada entre amizade e diferença, principalmente, quando uma das personagens experimenta um momento difícil de sua vida. 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

A peça é uma produção acessível, na qual a história das três amigas é audiodescrita pelas próprias atrizes e interpretada em libras por Josie Ananias. Segundo Possani, o texto tem origem na ideia da acessibilidade criativa, incorporando recursos desenvolvidos para cegos à linguagem cênica em diferentes aspectos, como dramaturgia, interpretação e sonoridades.

Ainda de acordo com Possani, a narrativa é inspirada na história do autor chileno Luis Sepulveda, que conta sobre Mix, Max e Mex. O projeto tem consultoria em acessibilidade criativa do ator e bailarino cego Oscar Capucho.

Mig Meg Mug  foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, para percorrer cidades do litoral e do interior de São Paulo. O projeto recebe apoio do governo do estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Ministério da Cultura.

Manifesta Companhia

Mig Meg Mug é a primeira produção da Manifesta Companhia, formada pelas atrizes e professoras de artes cênicas Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília. A estreia virtual ocorreu em abril de 2021, em seis apresentações, com incentivo do prêmio Proac LAB, mas as artistas estão unidas desde 2019, quando decidiram potencializar seus trabalhos de modo colaborativo.

Além da temporada virtual, o espetáculo foi apresentado em diversos eventos culturais e em unidades do Sesc no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!