LITERATURA

Tarrafa Literária chega à 16ª edição com mesas e homenagem a Plínio Marcos

Evento internacional de literatura conta com mesas no Sesc Santos, Teatro Guarany e no Centro Português, com entrada gratuita


Redação
Publicado em 10/10/2024, às 10h57 - Atualizado às 11h02

FacebookTwitterWhatsApp

Nascido em Santos, o dramaturgo e ator Plínio Marcos faleceu em 1999 - Ary Brandi
Nascido em Santos, o dramaturgo e ator Plínio Marcos faleceu em 1999 - Ary Brandi


Um dos principais eventos da literatura, no Brasil, a Tarrafa Literária chega à sua 16ª edição com seis dias de uma série de conversas e debates no Sesc Santos, Teatro Guarany e Centro Português. Na abertura, uma homenagem ao dramaturgo e ator Plínio Marcos, nascido em Santos e falecido em 1999.

Gratuito, o evento promoverá mesas com participação de escritores como o português José Luís Peixoto, autor do livro Almoço de Domingo e vencedor dos prêmios José Saramago e Oceanos, e dos brasileiros Fernando Morais, José Falero, Lilia Schwarcz, Mariana Salomão Carrara, Marilene Felinto e Raul Juste Lores.

O apresentador Marcelo Tas e o jornalista Ariel Palacios também participam da programação do evento no teatro Guarany. Após as mesas de discussão, serão promovidas também sessões de autógrafos. Para os eventos do Sesc Santos, é necessária retirada prévia de ingressos.



Programação completa

  • Quarta-feira (30/10) - Teatro do Sesc Santos

20h - Sessão de abertura e homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos;

21h - Show de abertura com Edivaldo Santana;

22h05 - Sessão de autógrafos e encerramento.



  • Quinta-feira (31/10) - Teatro Guarany

15h - Mesa: Interpretar o Brasil, ‘Imagens da Branquitude. A presença da ausência’, com Lilia Schwarcz e mediação de José Luiz Tahan;

17h - Mesa: Habitar a cidade, pensar a cidade, com Erminia Maricato e Raul Juste Lores e mediação de Flávia Saad;

19h - Mesa: Entrevistar o entrevistador, a técnica da conversa, com André Barcinski e Marcelo Tas e mediação de Jorge Oliveira;



20h35 - Sessão de autógrafos e encerramento.

  • Sexta-feira (1/11) - Teatro Guarany

14h - Mesa: Tarrafinha Infanto-Juvenil, com Penélope Morais e mediação de Cláudia Alonso;

17h - Mesa: A Ficção e as viagens possíveis no tempo e nos lugares, com Marcílio França Castro e Miguel Sanches Neto e mediação de Julinho Bittencourt;



19h - Mesa: América Latina, lado A e lado B, com Ariel Palácios, Jorge Caldeira e mediação de Gustavo Klein;

20h35 - Sessão de autógrafos e encerramento.

  • Sábado (2/11) - Teatro Guarany

13h - Aulão Lítera;



15h - Mesa: A escrita mostra quem somos, com Mariana Carrara e José Falero e mediação de Simone Batista;

17h - Mesa: Por onde anda José Luiz Peixoto, com José Luís Peixoto e mediação de Manuel da Costa Pinto;

19h - Mesa: Ficções perigosamente reais, com Morgana Kretzmann e Pablo Casella e mediação de Matthew Shirts;



20h35 - Sessão de autógrafos e encerramento.

  • Domingo (3/11) - Teatro Guarany

15h - Mesa: A vida e as histórias dos outros, com Fernando Morais e Betina Anton;  mediação de Vladir Lemos;

17h - Mesa: Escrita literária e jornalística, aproximações, com Marilene Felinto e Natália Viana;



19h - Mesa: Tudo tem um fim, com Christian Dunker e Ligia Diniz e mediação de João Paulo Charleaux;

20h35 - Sessão de autógrafos e encerramento.

  • Quinta (14/11) - Centro Cultural Português

19h - Tarrafa Especial , com os autores José Eduardo Agualusa e Mia Couto e mediadores José Luiz Tahan e Victor Valente.



O teatro do Sesc Santos fica na rua Conselheiro Ribas, n° 136, no bairro Aparecida; teatro Guarany, na praça dos Andradas, n° 100, no centro e o Centro Cultural Português, na rua Amador Bueno, n° 188, também no centro.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!