Uma das mais tradicionais manifestações de fé e cultura do litoral norte de São Paulo ocorre em Caraguatatuba; confira a programação
Caraguatatuba será palco de uma das mais tradicionais manifestações de fé e cultura do litoral norte de São Paulo, com a procissão marítima de São Pedro Pescador, neste domingo, dia 29 de junho, como parte do Jubileu dos Pescadores, Caiçaras, Povos do Mar e Comunidades Tradicionais, promovido pela Diocese de Caraguatatuba, parte das celebrações do Ano Santo Jubilar de 2025.
A programação tem início às 10h, com missas simultâneas nos Oratórios de Esperança e Misericórdia, celebradas na Catedral do Divino Espírito Santo (Indaiá) e no Santuário Diocesano Santo Antônio (Centro). Em seguida, às 11h, começam os embarques das imagens sagradas nos entrepostos de pesca do Porto Novo (Nossa Senhora Aparecida) e da praia da Cocanha (São Pedro Pescador), conduzidas por pescadores em barcos especialmente preparados para o evento.
Às 11h30, as imagens seguem também em procissões terrestres, com andores que sairão da catedral, rumo à praia do Indaiá (Quiosque 30), e do Santuário, rumo à praia do Centro, acompanhadas por carros de som e grupos culturais, como Moçambique e Orquestra de Violas.
A procissão marítima oficial está marcada para as 12h, com embarques na praia do Indaiá e na praia do Centro. O trajeto segue até a praia Martin de Sá, e deve contornar pontos como a pedra da Freira e a Prainha. Enquanto a procissão ocorre no mar, quem estiver em terra firme pode acompanhar apresentações culturais no Camaroeiro, com grupos de Estátuas Vivas e Orquestra de Violas.
A chegada das embarcações ao Entreposto de Pesca da praia do Camaroeiro está prevista para as 13h. No local, o bispo diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, fará a bênção dos barcos, anzóis e pescadores ainda sobre as embarcações. Em seguida, haverá a bênção final em terra e o tradicional almoço comunitário, organizado com a colaboração das associações de pescadores e da comunidade. Todos os participantes são convidados a contribuir levando um prato salgado ou refrigerante para a partilha coletiva, em um momento de confraternização e união entre fé, cultura e tradição.
A programação termina às 14h, com o traslado da imagem de São Pedro até a capela São Pedro, no bairro Sumaré. Em caso de mau tempo, a procissão marítima e as procissões terrestres serão substituídas por uma carreata com os andores até o Camaroeiro. Mais informações podem ser obtidas com a Diocese de Caraguatatuba, pelo telefone (12) 3883 4888.