Consultor de imagem e estilo diz que a data oferece possibilidade de mostrar a importância do cuidado com o visual masculino
Faltando apenas dois dias para o Dia dos Pais, quem ainda não comprou o presente do papai precisa se apressar. E, a opção é sair da mesmice e escolher um item que desperte o autocuidado masculino. A data tem tudo para ser uma oportunidade para ajudar os homens a entender sua identidade e alinhar a sua imagem.
“A data é uma ocasião propícia para que os filhos ou filhas despertem neles também um pouco de autocuidado. Oferecer algo que esteja dentro do gosto pessoal do genitor, mas que o faça compreender a importância do cuidado com a imagem pode, inclusive, ser um convite para que os filhos ganhem mais intimidade paterna”, explicou o consultor de imagem e estilo Rafael Flumingnam
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Para presentear com a peça ideal, é preciso visualizar o universo masculino, que é muito prático e neutro. Mas, segundo o especialista, vale também buscar modernizar a escolha do mimo, porém mantendo as cores neutras. “Não fuja muito do cotidiano e tente fazer sentido para ele. É importante deixá-lo feliz e ainda preservar a sua personalidade. O filho também deve mostrar quem ele é, podendo personalizar e dar um toque de exclusividade, bordando uma camisa com as iniciais do pai, por exemplo”, sugeriu Rafael.
Para o Dia dos Pais, o vestuário é um dos ítens mais procurados. Para Rafael, para presentear o pai antenado, é preciso fazer uma composição que una conforto, praticidade e personalidade. Uma boa pedida pode ser um sapato com solado mais imponente ou uma camisa com uma gola henley, não tão tradicional.
Já para o pai que quer se atualizar, uma dica é manter a linha básica, como pijamas clássicos, polos e carteiras, apenas buscando incrementar os tecidos e uma possível personalização.
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De acordo com o consultor, assim como no universo feminino, os acessórios são essenciais para a construção de uma identidade visual no homem e é uma boa escolha para este período. Uma das opções são relógios com tamanho da caixa mais discreto e que harmonizem com o comprimento do antebraço do homem que o irá receber.
Agora, quando o assunto é carteira, Rafael lembra que quanto menor, melhor. Com o avanço da tecnologia, praticamente tudo o que um pai carregava na carteira, agora fica no celular. Porém, na moda, o item ainda é símbolo de status e importante para o contexto masculino. O ideal é que ela seja discreto, para não marcar os bolsos, como os porta-cartões.
Por fim, Rafael salientou que a moda é uma maneira de o indivíduo se expressar e, isso, é extremamente particular. “Precisamos fugir do padrão ‘homem antiquado’ e que tem medo de sair da zona de conforto, mas também, aceitar que há espaço para todas as diversidades de estilo”.
Rafael é consultor de imagem, com formação pela Panamericana Escola de Arte e Design e também coach de imagem pela Ecole Supérieure de Relooking Brasil, ambas de São Paulo. Com 36 anos e natural da cidade de Praia Grande, especialista em consultoria de imagem pessoal e estilo, Rafael possui uma visão global da moda, construída por meio de cursos no Brasil e no exterior, incluindo um intercâmbio em Nova York.
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Seu escopo de trabalho vai do visagismo aos workshops de imagem pessoal; ele atua a partir da demonstração de que a imagem pessoal pode ser a chave para novas conquistas. Em 2024, Rafael estilizou o ator Caco Ciocler para o seu casamento, ocorrido em São Paulo.