Ó LUAR TÃO CÂNDIDO

Olhe para o céu: nesta quarta (13) tem Superlua dos Cervos

Esta promete ser a maior Lua cheia do ano, devido ao satélite estar mais próximo da Terra

Esther Zancan
Publicado em 13/07/2022, às 10h40 - Atualizado às 12h02

FacebookTwitterWhatsApp
Dica para quem não quer perder o espetáculo lunar é tentar observar o satélite logo após ele surgir nos céus, por volta de 17h45 Olhe para o céu: Nesta quarta (13) tem Superlua dos Cervos Luar atrás de galho de árvore - Ganapathy Kumar/Unsplash
Dica para quem não quer perder o espetáculo lunar é tentar observar o satélite logo após ele surgir nos céus, por volta de 17h45 Olhe para o céu: Nesta quarta (13) tem Superlua dos Cervos Luar atrás de galho de árvore - Ganapathy Kumar/Unsplash

Apesar de a previsão do tempo para esta quarta-feira (13) não ser das melhores para o litoral paulista, com perspectiva de chuva para todo o decorrer do dia, vale uma torcida especial para que ela cesse, afinal, os céus prometem um espetáculo: a maior Lua cheia de 2022.

Conhecida como “Superlua dos Cervos”, o fenômeno poderá ser observado a partir das 17h30 (Horário de Brasília). E, será visível a olho nu, sem a necessidade de nenhum tipo de equipamento especial. 

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Segundo a MetSul Meteorologia, a Lua atingiu no início desta quarta-feira o seu ponto mais próximo da Terra em 2022, a uma distância de perigeu de 357.264 quilômetros. Perigeu é o ponto da órbita de um astro ou satélite em torno da Terra, no qual ele se encontra mais próximo de nosso planeta

Esta é a segunda Superlua do ano. No mês de junho, aconteceu a Superlua de Morango. 

Mas o porquê desse nome “Superlua dos Cervos”?

Mas afinal, o porquê desse termo “Superlua”? Bem, é apenas uma forma popular de chamar a Lua cheia que acontece quando essa está mais próxima da Terra, o que a torna maior e mais brilhante para quem observa. E essa Superlua dos Cervos vai ser mais espetacular que a de Morango, pelo fato de o satélite estar mais próximo de nosso planeta. 

Já a alusão aos cervos vem do fato que, nesta época do ano é que a galhada desses animais volta a crescer. Os chifres desses animais descascam e se regeneram anualmente. Eles se tornam maiores conforme a idade do cervo.

Nas regiões fronteiriças entre o Alasca e o Canadá, o fenômeno leva o nome de “Lua de Salmão”, já que é a época mais propícia para pescar estes peixes. 

Já em outras partes do Hemisfério Norte, a Superlua de julho é conhecida como “Lua de Trovão”, alusão às pancadas de chuva típicas do verão, estação do ano atual naquela parte do planeta.

Na Europa, a Lua cheia deste mês leva o nome de “Lua de Feno”, lembrando que é a época da colheita desta cultura. 

Dicas 

Fora torcer para que o tempo fique limpo durante a noite no litoral de São Paulo, outra boa dica para quem não quer perder o espetáculo lunar é tentar observar o satélite logo após ele surgir nos céus, por volta de 17h45 desta quarta.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Outra recomendação é procurar um local mais aberto, em que seja possível visualizar o horizonte sem tantas barreiras. 

Ah, e anote na agenda as próximas Luas cheias de 2022, segundo o Old Farmer’s Almanac:

11 de agosto: Lua dos Esturjões

10 de setembro: Lua da Colheita

9 de outubro: Lua dos Caçadores

8 de novembro: Lua dos Castores

7 de dezembro: Lua Fria

Leia também: Tempo ajuda e eclipse da Lua dá show na madrugada no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!