EM SANTOS

Museu do Café tem programação especial para o Dia da Consciência Negra

Roteiro turístico-educativo, oficina de turbantes e bate-papo sobre afroempreendedorismo ocorrerão nos dias 23 e 24 de novembro

Redação
Publicado em 19/11/2024, às 09h58 - Atualizado às 10h05

FacebookTwitterWhatsApp
No domingo (24), uma oficina ensinará diferentes formas de amarrar turbantes - Divulgação/Museu do Café
No domingo (24), uma oficina ensinará diferentes formas de amarrar turbantes - Divulgação/Museu do Café

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro e feriado nacional, o Museu do Café, no Centro Histórico de Santos, oferecerá ao público atividades que abordarão temáticas relacionadas à data.

No dia 23 (sábado), o Mochilando Afroculturas, que promove roteiros turísticos e educativos, realizará caminhada histórica pelo Centro de Santos, para destacar a memória e o protagonismo negro na cidade, principalmente, referente à história do café e ao desenvolvimento econômico e cultural local. A atividade contará com apoio e contribuição do Núcleo Educativo do Museu do Café e do Museu da Imigração. As inscrições custam R$50 e devem ser feitas de forma on-line

Já no dia 24 (domingo), as atividades serão gratuitas e ocorrerão no próprio museu. Às 14h, uma oficina ensinará diferentes formas de amarrar turbantes, para celebrar a cultura africana e afro-brasileira e resgatar suas tradições e simbolismos, enquanto promove o empoderamento, a valorização da identidade e a autoestima. Os participantes serão guiados pela artesã e empreendedora Camila Araújo, fundadora de uma marca de produtos confeccionados com tecidos originais do continente africano.

Na sequência, às 15h30, haverá bate-papo sobre afroempreendedorismo com o objetivo de inspirar, educar e incentivar a reflexão; o tema são questões como acesso ao crédito e investimento, falta de capacitação e networking, além de estratégias de educação financeira, capacitação e uso da tecnologia e redes sociais. A conversa será conduzida por Kelly Aguiar, profissional de marketing e empresária do setor de moda, com mais de 10 anos de experiência no ramo. Para participar das ações que ocorrerão no domingo, basta se inscrever pelo link.

O Museu do Café fica na rua  XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos. O funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h). A entrada custa R$ 16, com meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Aos sábados, a visitação é gratuita para todos e, diariamente,  para as crianças de até 7 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3213-1750.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!