Segundo a Ecovias, pico de tráfego rumo à Baixada Santista deve ocorrer na manhã do dia 20, feriado da Consciência Negra, entre 8h e 10 horas
A concessionária Ecovias divulgou que estima entre 74 mil e 115 mil o número de veículos que devem utilizar o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), para acessar a Baixada Santista durante o feriado da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 20 de novembro. A contagem é feita da 0h desta terça-feira (19) à 0h de quarta-feira (20).
Segundo as previsões, o pico de tráfego rumo à Baixada deve ocorrer na manhã do dia 20, entre 8h e 10h, enquanto o movimento de retorno à capital será registrado no mesmo dia, entre 17h e 20h. A Ecovias adotará o esquema de operação normal (5x5) durante o período. Nesta configuração, estarão disponíveis para descida e subida as pistas norte e sul da via Anchieta, bem como as pistas norte e sul da rodovia dos Imigrantes, para garantir flexibilidade e fluidez no tráfego.
Durante o feriado da Consciência Negra, a Ecovias disponibilizará 60 viaturas, entre pick-ups, socorro mecânico, motocicletas de apoio, ambulância UTI, ambulâncias de resgate, veículos leves de atendimento rápido e guinchos leves e pesados. A frota conta com um guincho 100% elétrico, destinado ao atendimento de veículos leves. Há também três guinchos superpesados Rotator, Side Puller e Munck, destinados a ocorrências com veículos robustos, de grande porte.
Para pedir socorro na pista, os usuários podem ligar ou acionar o 0800 019 78 78 pelo WhatsApp. É possível também usar os telefones de emergência, localizados às margens das rodovias (call box); ainda é possível acionar o serviço de socorro pelo site SOS Ecovias.
Em relação aos pedidos de informação, a concessionária recomenda que os usuários confiram as condições de tráfego no SAI por meio do perfil no X, pelo site da Ecovias ou mesmo pelo WhatsApp (0800 019 7878), que tem um serviço de informação.
Nas cabines manuais de todas as praças da Ecovias, é possível realizar o pagamento das tarifas com dinheiro, por meio de cartões de débito e crédito por aproximação. Além disso, nas pistas automáticas, é possível pagar com TAG de qualquer operadora. Mais informações sobre cobranças, meios de pagamento e valores das tarifas podem ser conferidas no site da concessionária.
A concessionária recomenda que, antes de iniciar a viagem, o motorista faça a revisão do veículo e verifique os principais itens, como freios, pneus, luzes dos faróis e lanternas, além dos níveis de água, óleo do motor e combustível. Para uma viagem segura, é imprescindível respeitar os limites de velocidade, manter distância segura do veículo da frente, sinalizar com antecedência a mudança de faixa e sempre usar o cinto de segurança, inclusive no banco de trás, além de evitar o uso do celular ao dirigir e não ingerir bebidas alcoólicas ao dirigir.
Com informações de Ecovias