ARTE

Muretas artísticas transformam orla de Santos em galeria a céu aberto

Dez muretas e dois letreiros decoram o maior jardim de orla de praia do mundo, no projeto 'Muretas na Cidade'; confira a localização de cada um deles


Redação
Publicado em 09/04/2025, às 09h08

FacebookTwitterWhatsApp

Estruturas foram estilizadas e coloridas por 12 artistas de Santos - Prefeitura de Santos
Estruturas foram estilizadas e coloridas por 12 artistas de Santos - Prefeitura de Santos


O maior jardim de orla de praia do mundo voltou a ser uma galeria a céu aberto. O projeto Muretas na Cidade chega à 5ª edição, na orla de Santos, com dez obras de fibra e dois letreiros com o nome da cidade, estilizados e coloridos por 12 artistas de Santos, que já estão promovendo conexão entre moradores, turistas e a paisagem santista.

Criado há 10 anos com apoio da prefeitura, o Muretas na Cidade deu novos significados, por meio da arte, para esses elementos urbanos que se transformaram em símbolos culturais santistas. Antes de serem instaladas na orla da praia, as muretas ficaram expostas no Shopping Parque Balneário. Mauriomar Cid, cenógrafo e designer que coordena a iniciativa, comentou: “São artistas de diferentes estilos. Eu costumo falar de diferentes tribos, porque nós temos tatuadores, cartunistas, muralistas, ilustradores, então tem muita gente diferente, e isso acaba refletindo nas artes, pois uma está bem diferente da outra”.

Muretas na Cidade
Projeto Muretas na Cidade chega à 5ª edição - Prefeitura de Santos



A novidade deste ano é o livro Muretas na Cidade, uma obra de 130 páginas que registra a história do projeto e resgata a trajetória dessas estruturas icônicas, sua origem e evolução ao longo dos anos. A publicação está à venda no shopping. O secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, disse: “Depois do sucesso da exposição, as muretas voltaram ‘para casa’. Mais uma vez as obras vão se integrar à beleza dos nossos jardins e espalhar arte por toda orla santista”.

Muretas na Cidade
Os elementos urbanos se transformaram em símbolos culturais santistas - Prefeitura de Santos

Confira a localização das novas muretas e letreiros: 



  • Letreiro da artista Andressa Sirius -  Emissário submarino;
  • Mureta da artista Gabi Mirandas - av. Presidente Wilson, 130;
  • Mureta do artista Bar - av. Presidente Wilson, 94;
  • Mureta do artista Veni - av. Presidente Wilson, 60;
  • Mureta do artista Leandro Altafin - av. Presidente Wilson, 33;
  • Mureta do artista Lucas Busco - av. Vicente de Carvalho, 65;
  • Mureta da artista Luciana Futuro - av. Vicente de Carvalho, 28;
  • Mureta da artista Beatriz Rota Rossi - av. Bartolomeu de Gusmão, 15;
  • Mureta do artista Denis - av. Bartolomeu de Gusmão, 42;
  • Mureta do artista Mordenti - av. Bartolomeu de Gusmão, 68;
  • Mureta do artista Preo - Fonte do Sapo;
  • Letreiro do artista Shesko - av. Bartolomeu de Gusmão, 124.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!