O charmoso edifício Gaudio, na orla da praia do Gonzaguinha, em São Vicente, é tema do livro 'O enigma do edifício Gaudio', da escritora Helena Gomes
O Enigma do Edifício Gaudio, livro da escritora Helena Gomes, recebeu o 'Destaques AEILIJ 2024', selo de excelência que escolhe os melhores livros infantis e juvenis. Promovida pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), importante entidade representativa para autores e ilustradores no Brasil, a seleção contemplou obras publicadas em 2024.
O livro de Helena, uma história de mistério e suspense, é dirigido ao leitor adolescente, e conta com e-book e audiobook gratuitos, com medidas de acessibilidade, como parte de projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo. Na trama, a protagonista Raquel, de 16 anos, vai morar com o pai no Gaudio, o charmoso edifício localizado na praia do Gonzaguinha, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A jovem, que perdeu recentemente a visão do olho direito, sofre para se adaptar à nova realidade. E o desafio aumenta quando estranhos pesadelos, ligados a um misterioso crime ocorrido na década de 1980, a levam a uma aventura perigosa e sobrenatural.
Além de ter o icônico edifício Gaudio como cenário, a história também relembra uma das antigas edições do famoso baile promovido pelo Ilha Porchat Clube, Uma noite nos Mares do Sul. Desse modo, a autora resgata fatos do passado de São Vicente ao mesclar ficção e realidade.
O livro conta com o apoio da editora Quatro Cantos, com capa do ilustrador Anael Medeiros e projeto gráfico da designer Claudia Intatilo. Já o audiobook foi produzido pela KAOZ Produtora, de Santos. O e-book pode ser encontrado no Google Livros, na Google Play e no site da editora Quatro Cantos. Já o audiobook pode ser encontrado no Spotify.
Helena Gomes nasceu em Santos e mora em São Vicente. Premiada escritora de livros infantis e juvenis, ela ama adaptar contos de fadas e também escrever tramas de suspense, romances divertidos e aventuras movimentadas e cheias de mistérios e reviravoltas. Sua escrita é influenciada não apenas por livros, mas também pelo universo nerd de filmes, seriados, animes e histórias em quadrinhos, dos quais tira o aprendizado sobre ritmos narrativos, que aplica em suas obras.
Formada em jornalismo e pós-graduada em educação, Helena tem livros escolhidos para representar a literatura brasileira em catálogos internacionais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), adotados em colégios, finalistas do Prêmio Jabuti, escolhidos com o Selo Destaques AEILIJ e o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, e selecionados por programas como PNLD, Biblioteca Itaú Criança e Clube de Leitura da ONU. Saiba mais sobre o trabalho da autora em seu site.