PARA OS PEQUENOS

Kombi literária leva cultura e histórias para crianças do litoral paulista

Projeto Casulo Viajante faz apresentações com contação de histórias da América Latina; nesta sexta-feira (5), turnê estará em Cubatão e Guarujá

Redação
Publicado em 04/07/2024, às 16h26 - Atualizado às 16h34

FacebookTwitterWhatsApp
O projeto já tem apresentações marcadas em Guarujá, São Vicente, Bertioga e Praia Grande - Divulgação/Fabiana Honorato
O projeto já tem apresentações marcadas em Guarujá, São Vicente, Bertioga e Praia Grande - Divulgação/Fabiana Honorato

A kombi literária do projeto Casulo Viajante iniciará uma turnê pelas cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, para  contar histórias sobre a América Latina para as crianças. Com transmissão de cultura e entretenimento gratuita, o projeto fará a primeira apresentação da turnê em Cubatão, nesta sexta-feira (5), às 9 horas, na UME Estado do Amazonas, na rua Pedro de Toledo, número 100, na Vila Paulista. Em seguida, segue para Guarujá, no período da tarde.  

Criado em 2017, o Casulo Viajante iniciou sua história em Santos, por iniciativa de dois artistas: a contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro. Com o objetivo de narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, o projeto passou a circular também por outras cidades da região, a bordo da charmosa kombi que abriga livros, instrumentos e se transforma em cenário.

Além de ser uma ótima opção de entretenimento para as férias, o Casulo Viajante é um projeto inclusivo, pois conta com interpretação em libras e audiodescrição, desenvolvida por Amanda Lioli e Daniel Braga Lima.

Foto
Os criadores do Casulo Viajante, Brunna Talita e Renato Ribeiro - Divulgação/Fabiana Honorato

Brunna Talita cita uma viagem que fizeram para a Patagônia, na Argentina. “Em novembro de 2022, viajamos pela cordilheira dos Andes até a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina, numa aventura-colheita de histórias. Na bagagem, trouxemos contos cheios de encantamentos e, para compartilhar e trocar experiências com o público, convidamos a todos para se aconchegarem e viajarem conosco através das histórias”, detalha Brunna.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Próximas apresentações

O projeto já tem quatro cidades marcadas para próximas apresentações, após passar por Cubatão. Confira os locais, dias e horários.

  • Guarujá (5 de julho, às 15 horas) - Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enseada, na rua Doutor Fernando Nascimento, número 640, no Balneário Cidade Atlântica;
  • São Vicente (8 de julho, às 14 horas) - Conjunto Primavera, na avenida Sambaiatuba, número 13, no Jockey Clube;
  • Bertioga (11 de julho, às 15 horas) - Espaço Cultural Vila da Mata, na avenida dos Tucanos, sem número, na Vila da Mata, em Guaratuba;
  • Praia Grande (12 de julho, às 16h30) - Biblioteca Comunitária Infantil Conto de Fadas Periférico, na rua Catarina Bandieira, número 567, na Vila Caiçara.

Outras apresentações em bairros periféricos terão datas definidas em breve; a intenção de Brunna e Renato, de atingir um público maior e descentralizado, será mantida.

O projeto é contemplado pelo edital lei Paulo Gustavo 20/2023 de Difusão Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, governo do estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Para conhecer mais sobre o Casulo Viajante, acesse @ocasuloviajante,www.facebook.com/ocasuloviajante ou o canal no YouTube.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!