Expectativa de sindicato é ocupação hoteleira de 90%, no Natal, e lotação máxima em vários estabelecimentos no Réveillon
A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, se prepara para receber mais de 1,5 milhão de turistas durante as comemorações de Natal e Ano Novo. A expectativa é de ocupação hoteleira de 90%, no Natal, e lotação máxima em vários estabelecimentos no Réveillon.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista (SinHores) confirma a tendência positiva no turismo. A temporada também gera 4 mil empregos temporários na região e impulsiona a economia local. O presidente do SinHores, Arthur Veloso, disse: "Esse comportamento tem sido uma constante nos últimos anos, reforçando o apelo da cidade como destino turístico de destaque".
Guarujá possui a maior oferta de leitos na região, com 10.952 leitos, distribuídos por 159 meios de hospedagem, incluindo 51 hotéis, 95 pousadas e 11 hostels. A cidade também conta com dois resorts, os únicos disponíveis na Baixada Santista.
Entre as atrações de destaque da cidade estão os mirantes da Campina e das Galhetas, que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes das praias da Enseada e do Tombo, respectivamente. A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construção histórica de 1584, é outro ponto turístico imperdível, oferecendo um mergulho no passado colonial do Brasil.
Guarujá é um destino turístico popular, conhecido por suas 27 praias, mirantes panorâmicos e culinária diversificada. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), os resultados refletem o alto movimento na alta temporada, além da atratividade do município, que combina belezas naturais, infraestrutura e opções variadas de lazer, cultura e gastronomia para todos os públicos. O titular da Setur, Nilson Menezes dos Santos, entende que "Guarujá é um destino que une infraestrutura, natureza e experiências únicas. Atendemos todos os perfis de turistas, desde famílias que buscam tranquilidade até aqueles que procuram esportes e aventura".
Além de uma excelente estrutura, o município conquista o público por seus pontos turísticos. Entre os destaques, o titular da Setur comenta que os mirantes são paradas obrigatórias no roteiro. "O mirante da Campina oferece uma vista panorâmica deslumbrante da praia da Enseada, ideal para fotos e contemplação. Já o mirante das Galhetas, possui uma estrutura inédita na Baixada Santista, com piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar e proporciona aos visitantes uma experiência única, com vista panorâmica para a praia do Tombo, uma das melhores do município e recordista de selos Bandeira Azul", destaca o secretário.
Outro passeio imperdível para quem visita Guarujá é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Localizada entre as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, a construção histórica de 1584 leva os visitantes de volta ao período colonial do Brasil, quando protegia a Vila de Santos. Hoje, a fortificação funciona como um museu e tem entrada gratuita.
O acesso pode ser feito pela estrada Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, e pelas barcas que partem da Ponta da Praia, em Santos, no terminal da ponte Edgard Perdigão. A travessia custa R$ 5,00 e é paga no retorno. O passeio é uma oportunidade de explorar história da cidade e a natureza em um só lugar.