Segundo o Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá, pelo tamanho e estado da colmeia, ela já se encontrava no local há pelo menos dois anos
Esther Zancan
Publicado em 12/12/2024, às 09h43 - Atualizado às 10h09
Uma enorme colmeia de abelhas africanizadas (Apis mellifera) teve que ser retirada de um imóvel localizado dentro da Base Aérea de Santos, em Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da cidade, a intervenção ocorreu no dia 5 de dezembro. O GDA publicou vídeo da ação. Confira:
Ver essa foto no Instagram
A colmeia estava instalada dentro de uma estrutura que servia como pequeno depósito nos fundos de uma das residências de oficiais, e que foi recentemente ocupada. Ainda, segundo o GDA, pelo tamanho e estado da colmeia, a estimativa é que ela já se encontrava naquele local há pelo menos dois anos.
A retirada da colmeia foi necessária devido aos ataques das abelhas aos moradores e animais da residência. Após a recolha da colmeia e captura da população de abelhas, o remanejamento foi realizado em uma área de mata do morro do Icanhema, em um local afastado, para que as abelhas possam seguir seu ciclo natural, sem oferecer riscos a outras pessoas e animais.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.