Fotografias e registros audiovisuais, produzidos por Andrea Goldschmidt durante cinco anos, se aprofundam nas religiões de matriz africana
A fotógrafa e artista multimídia Andrea Goldschmidt está prestes a lançar exposição virtual sobre a Festa de Iemanjá de Praia Grande, no litoral paulista. Programada para sexta-feira (6), por meio de link (aqui), o material reunirá curiosidades, fotografias e registros audiovisuais produzidos durante cinco anos.
A exposição interativa Iemanjá em Festa passeia por praias, mergulha no mar de Iemanjá e no mundo das religiões de matriz africana, sobretudo a umbanda, seus mitos, pontos e rezas, além de apresentar fotos, vídeos, músicas e depoimentos inéditos do tradicional festejo.
A plataforma se organiza de forma versátil para o visitante encontrar tudo em um só lugar. As ilustrações do artista Anderson Awvas formam os menus da exposição, por meio dos quais o visitante tem acesso às obras. A forma de navegação é livre, o que permite que cada internauta tenha uma experiência única, forjada pelas escolhas que faz durante a visita.
Andrea Goldschmidt explica: “Todos os anos, no primeiro e segundo finais de semana de dezembro, centenas de terreiros, sobretudo de umbanda, montam seus altares e levam seus filhos para uma experiência intensa de trabalhos que duram a noite toda e terminam ao nascer do Sol, quando são levadas para o mar as oferendas para Iemanjá. Esse webdocumentário é uma homenagem à Rainha do Mar, a todos que vivem e alimentam essa tradição, e também um convite para mergulhar no universo dessa celebração”.
A fotógrafa conta qual sua intenção ao criar a exposição: “Ao propor a criação de uma exposição virtual interativa multimídia, pensei em proporcionar uma experiência mais completa, em que cada visitante pode conhecer a festa (sem sair de casa) por meio dos estímulos que lhe forem mais impactantes, no seu tempo, na ordem e na profundidade que desejar, tornando-se, portanto, coautor dessa experiência individual única de fruição da obra”.
O projeto Iemanjá em Festa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bekaert Deslee e da Savas, e é realizado pelo projeto Festas Populares Brasileiras, Ministério da Cultura e governo federal.