De acordo com a prefeitura, ação de limpeza urbana reforçada é necessária, pois Praia Grande é um dos principais destinos turísticos do Brasil
A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, planeja um “tapa no visual” para a chegada da temporada de verão. Para que esteja sempre limpa para moradores e turistas, especialmente durante essa época do ano, a prefeitura ampliou os serviços de zeladoria pública. Sendo assim, o trabalho de manutenção em todo município será intensificado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) a partir de domingo (1º).
Ação começa com o trabalho de mais 180 funcionários temporários, que reforçarão a limpeza diária no período noturno da faixa de areia e calçadão da orla da praia, além de pontos comerciais da cidade. A previsão é que a equipe atue até o final de fevereiro. Além disso, no dia 15 de dezembro, a Sesurb iniciará um pacote de trabalho para o verão, com aproximadamente 450 servidores do setor somados aos funcionários temporários.
De acordo com a administração municipal, a principal ação ocorrerá ao longo de toda faixa de areia e calçadão, nos 22,5km de extensão, entre os bairros Canto do Forte e Solemar. O reforço se faz necessário, especialmente no local, devido à grande quantidade de visitantes que Praia Grande recebe, sendo considerado o 4º destino mais visitado do país.
Para realizar o trabalho de forma ágil na orla, a manutenção é setorizada e feita pela Divisão de Limpeza Urbana (Região 2) no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Limpeza Urbana (Região 4), no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar. São três equipes: a de limpeza do calçadão; a que realiza o serviço na faixa de areia e funcionários que trabalham no apoio do serviço (entre setores administrativos, motoristas, ajudantes de caminhão e coletores de lixo recolhidos na orla).
A orla da praia conta ainda com 250 caçambas de 1.000 litros que, somadas às lixeiras do calçadão, serão utilizadas para o descarte do lixo dos frequentadores da praia. O recolhimento ocorrerá ao longo do dia, além de ser realizado também no período noturno.
A secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, destacou que, apesar do reforço da prefeitura, a colaboração da população e turistas é essencial para manter a cidade sempre limpa: “Praia Grande costuma receber muitos turistas no verão, e a praia é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados, por isso a necessidade desta intensificação da limpeza, especialmente na orla. As pessoas precisam se conscientizar e não descartar o lixo fora das lixeiras. Uma garrafa quebrada, por exemplo, tem seus cacos misturados à areia e torna-se uma armadilha quase invisível para todos, principalmente crianças. Se todo mundo colaborar, seguiremos com a cidade sempre limpa e linda”.
Além disso, a prefeitura de Praia Grande está preparando um esquema especial de limpeza da orla para a virada do ano. Durante o Réveillon 2024/2025, serão 600 funcionários nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de caminhões e maquinários específicos.