HOMENAGEM

Escola de samba de Bertioga promove tributo a Chico Buarque

Realizada pela Bisnetos de Cacique, a edição do Samba de Cacique é dedicada ao aniversário de 80 anos de um dos maiores artistas da história do Brasil

Rodrigo Florentino
Publicado em 13/06/2024, às 15h56 - Atualizado às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
Homenagem a Chico Buarque será na sede da agremiação, no Jardim Albatroz II - Pedro Gomes/Redferns
Homenagem a Chico Buarque será na sede da agremiação, no Jardim Albatroz II - Pedro Gomes/Redferns

Tradicional na cultura de Bertioga, no litoral de São Paulo, a escola de samba Bisnetos de Cacique realizará, nesta sexta-feira (14), uma edição especial do Samba de Cacique, em homenagem a Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores cantores e compositores da história da música brasileira. O evento começará a partir das 20h, na sede da agremiação, no Jardim Albatroz II.

A Ala Musical da Bisnetos de Cacique interpretará especialmente os sambas de Chico Buarque, em clima de Festival da Música Popular Brasileira. A entrada é franca e o couvert artístico será voluntário - pode ser pago por PIX em um QR Code posicionado na porta do evento.

De acordo com o presidente Manoel Fernandes de Jesus, o "Maneco Fernandes", a escolha por Chico Buarque deve-se à sua importância  dentro e fora da música. "Chico Buarque de Hollanda é um representante singular da música popular brasileira, do Samba e faz seus 80 anos no dia 19 de junho. Além disso, ele é uma personagem emblemática na redemocratização do país", conta Maneco.

Ele também projeta sua expectativa para o evento: "A expectativa é celebrar o gênio da MPB, oferecendo à comunidade a ampliação da cultura por meio da música, além de promover a integração social dos participantes com momentos de diversão em um ambiente de alegria e descontração".

Confira nosso canal no WhatsApp

História

Antes chamado Samba da Velha Guarda, o Samba de Cacique recebeu esse nome recentemente. Realizado há quatro anos, é uma roda comandada pela Velha Guarda e com participação de intérpretes da escola e músicos convidados. Ela ocorre todas as segundas sexta-feiras de cada mês, na sede da escola. O nome faz alusão ao nome da escola e à influência indígena na cultura popular brasileira.

A Ala Musical da escola existe desde a fundação da Velha Guarda, há cerca de quatro anos. Atualmente coordenada por Leonel Big, é composta pelo time de intérpretes, cordas e percussão, que interpretam tanto o samba-enredo como o samba de roda.

A sede da Bisnetos de Cacique fica na rua Três, nº 2.160, no Jardim Albatroz II, em Bertioga, ao lado da padaria do Manolo.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!