SAMBA E SUPERAÇÃO

Na Bisnetos de Cacique, escola de samba de Bertioga, carnaval 2024 já começou

Para contornar dificuldades, escola promove feijoada com prévia do carnaval 2024 ; luta é diária, mas o show tem que continuar, diz presidente

Redação
Publicado em 11/09/2023, às 11h20

FacebookTwitterWhatsApp
Rainha da Bateria Carol Souza e baianas da Bisnetos de Cacique - Imagem: Acervo / Escola Bisnetos de Cacique
Rainha da Bateria Carol Souza e baianas da Bisnetos de Cacique - Imagem: Acervo / Escola Bisnetos de Cacique

Na Bisnetos de Cacique,  escola de samba de Bertioga e uma das agremiações carnavalescas mais tradicionais da Baixada Santista, as preparações para o carnaval do ano que vem seguem a todo vapor – apesar das dificuldades. Sem sede própria e com poucos recursos, a escola prepara uma grande feijoada para daqui a pouco mais de um mês. No evento, serão apresentados o samba-enredo e os protótipos das fantasias do carnaval 2024.  

Em entrevista ao Portal Costa Norte, o presidente fundador da escola, Manoel Fernandes, conhecido como Maneco Bisneto, explica que, além do aquecimento para o carnaval, a feijoada também é uma maneira comunitária de contornar os obstáculos financeiros.

“A feijoada é festa, é samba, mas também é uma forma de arrecadar fundos para o desfile. Os ingredientes da feijoada também são de doações dos amigos da escola - de pessoas da comunidade, dos empresários, políticos - que apoiam as nossas atividades. Estamos arrecadando ingredientes e já vendendo os convites. Nós esperamos mais ou menos umas 300, 400 pessoas”, explica Maneco.

A escola, acrescenta o dirigente, é um patrimônio cultural da cidade. “A Bisnetos de Cacique tem um papel muito importante no fortalecimento da identidade cultural do município e do senso de pertencimento dos bertioguenses. Sem contar que fortalece o samba e o turismo local”, avalia.  

Desde sempre, a agremiação popular convive com dois desafios de acordo com o presidente fundador. “Nós somos resistência, e a dificuldade é muito grande. A escola vive em eterno desafio. O primeiro e maior é você colocar a escola na avenida. Este é o maior desafio todo ano. A nossa escola é a pioneira de Bertioga, neste ano a gente completa 24 anos”, relata Maneco, antes de explicar qual é o segundo desafio.

“Nesses anos todos, a gente ainda não conseguiu uma sede social nossa. Hoje, a gente acabou de alugar uma sede para guardar os instrumentos, para ter um lugar de reunião. Mas não temos uma sede própria. A sede é imprescindível e dá uma paz, dá uma condição, um reconhecimento maior para a escola”.

Com ou sem dificuldades, o show tem que continuar, conclui o presidente com entusiasmo. “Na feijoada, nós vamos apresentar a escola com um show completo: bateria, samba-enredo, corte de bateria, baianas, passistas, velha guarda e também teremos a apresentação de um grupo de samba da escola".

Feijoada dos Bisnetos

A feijoada está programada para 22 de outubro, um domingo, das 12h às 18h, na quadra poliesportiva professor José de Oliveira no Jardim Rio da Praia em Bertioga. Os convites estão à venda por 30 reais. Mais informações nas mídias sociais da escola (acesse aqui).  

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!