AUDIOVISUAL

Documentário sobre o Caruara estreia nesta sexta-feira (29)

Obra documental foi produzida por moradores do bairro da área continental de Santos, que participaram do projeto Querô Comunidade

Redação
Publicado em 28/11/2024, às 15h21 - Atualizado às 15h31

FacebookTwitterWhatsApp
Documentário 'Caruara Além da Ilha' retrata dia a dia do bairro e foi produzido pelos próprios moradores - Divulgação/Querô
Documentário 'Caruara Além da Ilha' retrata dia a dia do bairro e foi produzido pelos próprios moradores - Divulgação/Querô

Estreia nesta sexta-feira (29), em exibição pública, o documentário Caruara Além da Ilha, produzido por moradores do próprio bairro, que participaram do projeto Querô Comunidade entre os meses de junho e setembro. A obra audiovisual aborda o dia a dia de quem vive no bairro da área continental de Santos e se avizinha de Bertioga, também no litoral de São Paulo.

Com direção dos moradores Guilherme Ferreira Alves e William Vasconcelos, o documentário propõe mostrar a região na visão dos moradores e a relação deles com a natureza, em um olhar sensível e pessoal sobre o bairro. A produtora do projeto Querô Comunidade, Andressa Venâncio, comentou: “Produzir um documentário sobre o Caruara foi um processo intenso e enriquecedor, acredito que não só para a comunidade, mas para nós do Querô também. Poder conhecer um pouco mais da história da região, ouvir os moradores e empoderá-los a contarem suas histórias é o que torna o processo ainda mais especial”.

A concretização do trabalho foi possível com os ensinamentos obtidos no curso no qual os moradores aprenderam as principais etapas para produção de um curta-metragem documental. Para isso, tiveram aulas de introdução audiovisual; roteiro; produção; manuseio de equipamentos; edição e gravação de filme.

Caruara Além da Ilha

A estreia do documentário Caruara Além da Ilha será às 19h30, no campinho de futebol do bairro, próximo ao portinho, na rua Andrade Soares, 505. A sessão é gratuita, aberta ao público, e contará com medidas de acessibilidade. Os organizadores informaram que os espectadores deverão baixar o aplicativo de sincronização Mobi LOAD.

O curta seguirá para o circuito de festivais em todo país e, após esse período, quem não prestigiar a estreia, poderá conferir a obra na Querô Play (institutoquero.org/queroplay).

O curso contou com patrocínio master da Brasil Terminal Portuário e CMOC Brasil, e patrocínios do banco BV, Petrocoque, Usiminas e TK Elevadores. Mais informações e abertura de inscrições para novas edições do projeto Querô Comunidade podem ser acompanhadas pelo Instagram do Querô: @institutoquero.

Querô

O Querô é uma instituição sem fins lucrativos criada em Santos, no litoral de São Paulo, e há 18 anos promove o acesso à arte e à cultura, além de estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio do audiovisual. 

Já o projeto Querô Comunidade busca proporcionar meios e difundir conhecimento para que moradores de comunidades possam contar suas histórias e despertar diálogos sobre questões sociais das quais estão inseridos e estimular a afirmação cultural e identitária dos participantes.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!