TRAJETÓRIA DO QUERIDO

De prato mongol a ícone pop: exposição revela a evolução do hambúrguer

Rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 1950 apresenta a história do hambúrguer e destaca impacto econômico e social do prato


Redação
Publicado em 05/06/2025, às 11h52

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Exposição Dia do Hambúrguer, promovida pelo Johnny Rockets, no piso 2 do Shopping D - Divulgação / Shopping D
Exposição Dia do Hambúrguer, promovida pelo Johnny Rockets, no piso 2 do Shopping D - Divulgação / Shopping D

O hambúrguer consolidou definitivamente seu espaço na gastronomia mundial; tamanha a sua popularidade, que ganhou uma data comemorativa: 28 de maio. Para celebrar, o público pode visitar até 28 de junho a Exposição Dia do Hambúrguer, promovida pelo Johnny Rockets, no piso 2 do Shopping D, na zona norte de São Paulo.

A mostra apresenta a trajetória do prato, desde suas origens até a presença marcante na cultura pop. Aborda desde as origens históricas do prato até sua integração na cultura de massas, com destaque para o crescimento das redes de fast-food.

Responsáveis por 36% da indústria global de Quick Service Restaurant (restaurantes de serviço rápido), os hambúrgueres movimentam cerca de US$ 300 bilhões por ano, aproximadamente R$ 1,7 trilhão, segundo a Fortune Business Insights. Nos Estados Unidos, são consumidos mais de 88 bilhões de unidades anualmente.

No Brasil, o crescimento também impressiona: segundo o instituto Kantar, o consumo subiu 228% entre o primeiro semestre de 2020 e 2024. Apenas de janeiro a março de 2024, foram registrados 113 milhões de pedidos, feitos por mais de 47 milhões de pessoas — com destaque para o público feminino (52%), jovens de 18 a 29 anos (39%) e consumidores das classes A e B (47%).

Embora popularizado pelos Estados Unidos no século 20, o hambúrguer surgiu cerca de 700 anos antes, na Ásia. Criado pelos povos tártaros, na região que hoje corresponde à Mongólia, era uma refeição prática de carne crua e macia, ideal para os viajantes. No século 18, a receita chegou à cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde passou a ser comercializada. Com a migração para a América, o sanduíche ganhou fama internacional.

Mais do que um prato, o hambúrguer se tornou ícone cultural, presente no cinema, na publicidade e no estilo de vida. “Filmes como Grease e De Volta Para o Futuro levaram ao público cenas clássicas em hamburguerias, apresentando um estilo de vida”, afirma Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO do Johnny Rockets.

A trajetória de uma marca

Inspirada por esse universo, a rede Johnny Rockets nasceu na Califórnia, em 1986, recriando o ambiente das clássicas hamburguerias dos anos 1950. Atualmente, possui mais de 380 unidades em 33 países, servindo anualmente mais de 17 milhões de hambúrgueres, 11,3 milhões de copos de refrigerante, 8,3 milhões de milkshakes e 3,6 mil toneladas de batatas fritas. “Para comemorar tal importância, consolidamos tudo numa exposição carismática e interativa, de modo a entreter fãs de hambúrgueres de todas as idades”, completa Souza.

O Johnny Rockets abriu sua primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende encerrar 2025 com 50 restaurantes no país. A marca oferece modelos de lojas para praças de alimentação, unidades com área própria e operações de rua, com investimento a partir de R$ 960 mil.

A exposição ocorre no Shopping D, que completa 30 anos em 2024 e é referência de compras e lazer na zona norte da capital paulista. O centro comercial conta com cerca de 30 mil m², dez salas de cinema da rede Cinemark, o parque T-Rex com a maior piscina de bolinhas da América Latina, e opções gastronômicas como o restaurante Mocotó e o Cruzeiro’s Bar.

O Shopping D está localizado na avenida Cruzeiro do Sul, 1.100, bairro do Canindé, com funcionamento diário das 10h às 22 horas.

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