Árvore líquida de quase 3 metros e maratona de inovação estão entre as atrações do Construinova Litoral, no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá

Uma árvore líquida de cerca de três metros de altura, que captura gás carbônico e purifica o ar com eficiência equivalente à de 40 árvores naturais, será uma das atrações do Construinova Litoral, evento de inovação e construção civil do litoral paulista.
A tecnologia, baseada em microalgas e luz artificial, estará em exposição no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Com o tema Construindo o Amanhã: Inovação, Sustentabilidade, Acessibilidade e Conexões no Litoral Paulista, o evento propõe experiências práticas, palestras e debates sobre cidades inteligentes.
Na sexta-feira (31), as atividades ocorrerão das 9h às 19h, e no sábado (1º), das 10h às 16h, na avenida São Paulo, 3.465, bairro Vera Cruz.
Segundo Ana Paula Ribeiro de Lara, presidente da Associação Mongaguaense de Engenheiros e Arquitetos (Amea), a proposta é unir profissionais e instituições comprometidos com a transformação urbana. “Unimos os principais players do segmento para construir cidades mais conscientes e acessíveis. É um evento com experiências práticas e oportunidades para o intercâmbio de ideias”, afirma.
Entre as vivências programadas, o público poderá participar de uma imersão em acessibilidade, experimentando os desafios enfrentados por pessoas com deficiência ao circular por diferentes espaços.
A programação também inclui o Hackathon Construinova 2025, uma maratona tecnológica que desafiará estudantes universitários a propor soluções inovadoras para o tema Cidades Conscientes. Haverá ainda o Ideathon, aberto ao público, que permitirá a apresentação de ideias voltadas à sustentabilidade e à inovação.
As inscrições são gratuitas e limitadas, disponíveis pelo link sympla.com.br/evento/construinova-litoral-2025/3143981.
O Construinova Litoral é promovido pela Associação Mongaguaense de Engenheiros e Arquitetos (Amea), com curadoria de Andréa Neris, patrocínio da Etecc Telecom, Udiaço e RT Count Contabilidade, e apoio da prefeitura de Mongaguá, Crea-SP, Confea, Mútua, Baalbek, Sebrae-SP, UALP, Secovi, Seconci, Senai Baixada Santista e universidades da região.