CULTURA

Congada de São Benedito exibe documentário pela IlhaMuseu de Ilhabela

Manifestação de origem africana datada de mais de 200 anos se mantém viva em Ilhabela, como herança cultural de comunidade de pescadores caiçaras

Redação
Publicado em 17/05/2024, às 14h39 - Atualizado às 15h53

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem do documentário O Último Baile - Reprodução
Imagem do documentário O Último Baile - Reprodução

A celebração da Congada de São Benedito, em Ilhabela, começa nesta sexta-feira (17), e a IlhaMuseu do Litoral Norte preparou uma exibição especial para marcar a data: o documentário O Último Baile, dirigido por Juliana Borges. A obra, que compõe o acervo da instituição, registra a Congada de 2023. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui

O evento é uma manifestação cultural e religiosa de origem africana, datada de mais de 200 anos, e se mantém viva em Ilhabela como herança cultural de uma comunidade de antigos pescadores caiçaras. A primeira exibição pública do documentário, com apoio da prefeitura, será realizada após o levantamento do mastro da Congada de São Benedito, às  18h30, na praça Coronel Julião, 74, em frente à igreja matriz Nossa Senhora D’Ajuda.

A implantação da IlhaMuseu na Ilha das Cabras é coordenada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com a Fundação Florestal, apoiada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de São Paulo.

A coordenadora de cultura da Unesco Brasil, Isabel de Paula, comentou a relevância da IlhaMuseu, para a preservação e divulgação da história e cultura das cidades do litoral norte. "O conceito da primeira IlhaMuseu, em Ilhabela, envolve não só espaços construtivos e museológicos no território, mas todo o seu entorno, a diversidade marinha, o patrimônio natural, a pesca artesanal, a cultura viva caiçara, entre outros elementos socioambientais. Ela é a primeira ilha-museu do Brasil, porque todo o seu território será um espaço museu", explicou. A previsão é que a IlhaMuseu seja implantada até 2026.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!